Tradicionalmente, a Apple lança a cada ano uma nova geração do iPad Air e do iPad mini. Em outubro do ano passado, a empresa apresentou os atuais iPad Air 2 e iPad mini 3, porém isto deve mudar neste ano. De acordo com um rumor do site DigiTimes, a Apple não pretende lançar um novo iPad Air em 2015.
De acordo com os rumores, a Apple pretende neste ano focar no lançamento do iPad mini de quarta geração — que ganhou apenas o Touch ID em sua última atualização no ano passado — e no suposto novo iPad Pro de 12 polegadas. O novo iPad mini deve ser atualizado com os mesmos componentes internos do atual iPad Air 2, enquanto o destaque das novidades ficará para o iPad Pro.
Diferente do iPhone, o iPad parece ser um produto muito durável. As vendas do iPad tem caído consideravelmente a cada ano, um possível resultado da falta de necessidade para se comprar uma nova geração tão rápido quanto smartphones. O atual iPad Air 2 já conta com um desempenho bem acima da média, com seu processador A8X e 2GB de memória RAM, capaz de executar com fluidez todos os novos recursos anunciados no iOS 9 — como a execução de dois aplicativos simultaneamente. Com isso, a Apple não teria visto necessidade de atualizar a linha Air neste ano.
Este não é o primeiro rumor sobre a Apple pular, pela primeira vez, o lançamento de uma nova geração do iPad principal. Ainda há algumas semanas, outro rumor divulgado sugere que a Apple realizará um evento especial no dia 9 de setembro par apresentar novos iPhones, iPads e Apple TV. Considerando que não haverá um novo iPad Air e que o iPad mini 4 não terá tantas novidades, faz sentido pensar que os novos iPads sejam apresentados no mesmo evento do iPhone, acabando com a necessidade de se realizar outro evento em outubro.