Parece que todos os rumores sobre o futuro do iPhone estavam corretos… No evento de terça-feira (10 de setembro) a Apple introduziu dois novos modelos do seu smartphone: o iPhone 5C e o iPhone 5S.
iPhone 5C:
O iPhone 5C veio para substituir o iPhone 5 no mercado. Assim como já era esperado, o novo iPhone tem a estrutura traseira feita com uma peça única de plástico e será comercializado em diversas cores (branco, azul, vermelho, amarelo e verde). O que realmente surpreendeu foi o hardware do novo aparelho, já que muitos esperavam um produto similar ao iPod touch de quinta geração.
Seu desempenho será praticamente o mesmo do iPhone 5, pois virá equipado com um Chip A6, câmera de 8 megapixels, conector Lightning e a tela de 4 polegadas. Ele também possui uma nova câmera frontal (FaceTime HD) com melhorias para a utilização em locais com baixa iluminação, além disso, o novo iPhone será compatível com as redes 4G LTE brasileiras.
Já o preço do aparelho não agradou muito aos consumidores. Esperava-se que o iPhone 5C seria um modelo de entrada e chegaria ao mercado com um preço mais competitivo com alguns celulares de baixo custo, porém não foi isso que a Apple nos mostrou. Nos Estados Unidos, o iPhone 5C de 16GB será vendido por 549 dólares (aproximadamente R$ 1250), enquanto o modelo com 32GB custará 649 dólares (aproximadamente R$ 1480).
Em alguns países, as vendas começarão já na próxima sexta-feira (20 de setembro). A Apple promete que até dezembro mais de 100 países receberão o iPhone 5C. Ainda não se sabe nenhuma informação sobre a chegada exata do aparelho no Brasil, muito menos sobre os preços que serão praticados aqui.
iPhone 5S:
Diferente de seu irmão de plástico, o iPhone 5S trouxe diversas novidades e melhorias em relação ao aparelho da geração anterior. Mais uma vez, os rumores que surgiram na internet se confirmaram, começando pelas novas cores cinza e dourado.
O destaque ficou para o novo processador A7 que trouxe a arquitetura de 64-bits para o iPhone, dando ao 5S o título de “primeiro smartphone rodando em 64-bits”. O chip A7 garante um desempenho da CPU e também dos gráficos de até duas vezes mais rápido que o chip A6 do iPhone 5. Os gráficos poderão ser bem mais detalhados, um bom exemplo é o novo jogo Infinity Blade 3 que foi apresentado no evento, e mostra que os gráficos puderam ser aprimorados com até 5 vezes mais detalhes no novo processador.
Ainda sobre o processador, a Apple adicionou no iPhone 5S um coprocessador, chamado de M7, que será responsável por controlar todos os movimentos do aparelho, como o acelerômetro, giroscópio e a bússola. Além de permitir um uso mais detalhado desses recursos, o M7 reduzirá o uso do processador principal, e consequentemente economizará bateria. O coprocessador M7 também conta com um sistema inteligente para reconhecer quando o aparelho está em movimento dentro de um veículo ou em repouso por muito tempo para desativar a atualização frequente de dados.
A câmera traseira iSight foi aprimorada, e apesar de continuar com os mesmos 8 megapixels, agora conta com abertura de ƒ/2.2, zoom digital e estabilização de imagens e vídeos aprimorados, novo modo contínuo para a captura de imagens e filmagem em slow motion com 120 quadros por segundo. O novo flash TrueTone agora conta com dois LEDs, permitindo fotos mais claras, definidas e naturais quando capturadas com o flash em ambientes escuros. Além disso, a câmera frontal FaceTime HD também recebeu algumas melhorias para a sua utilização em ambientes com baixa luminosidade.
Assim como o 5C, o iPhone 5S começará a ser vendido a partir do dia 20 de setembro nos Estados Unidos e em alguns outros países como o Japão e a China. O preço praticado nestes países será o mesmo que já era praticado com o iPhone 5. Ainda não há informações sobre a chegada ou os preços no Brasil.