Com GPS, você faz divertidas coisas com ele, e até mesmo se tu se perder, você pode utilizá-lo para se reencontrar no caminho de onde estava. Mas tecnicamente, e dessa vez, a história com ele é algo completamente diferente mesmo. Como sabem, a Apple tem aquelas famas que algumas vezes ela espiona seus usuários, tornando assim, algo sem privacidade e tudo mais. Mas agora parece que eles, ao meu ver, foram longe demais.
Segundo um grupo de pesquisadores, e o jornal Guardian, o iPhone — só o iPhone, e nada de iPod e iPad –, armazena em arquivos secretos de onde você esteve, e logo depois, ao sincronizar ao seu computador, eles são guardados nele, tornando assim, uma forma de você ver por onde anda, e até mesmo esse grupo lançou um aplicativo para instalar em seu Mac (só Mac) e ver por onde andou. Segundo as pesquisas também, os dados até onde viram, não é enviado à Apple e isto só apareceu no iOS 4 — cabe a Apple se manifestar depois, e acho o seguinte: Para que a Apple faria algo sem funcionalidade para eles?
Na minha humilde opinião, isto é invasão total de privacidade. Por mais que sabemos que a empresa Maçã está sempre de olho, não é tecnicamente assim que eles devem olhar e que possivelmente, todos os processos contra a empresa que veio por conta de invasão de privacidade, acho bem justo isso hoje. Eu mesmo, hoje eu teria motivos e possivelmente processaria eles por causa disso, mas não fui lesado contra isto, então, deixo pra lá.
A Apple não se pronunciou pelo caso, e os pesquisadores estão avaliando se o Android tem a mesma coisa, mas até agora nenhum dado fora apurado sobre o caso.
Com informações de Tecnoblog.
Atualização 21/04/11: Alguns especulam que o iPad 3G (só o modelo 3G) também detecta sua geolocalização. Mas se odeia, já há um tweak para retirar a tal função.