iOS

Safari do iOS 10 permite que usuários salvem arquivos da internet no iCloud Drive

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple só destacou 10 grandes novidades do iOS 10 durante a apresentação inicial da WWDC 2016, porém o sistema conta com várias outras mudanças que não foram mencionadas no evento. Agora, por exemplo, os usuários podem transferir arquivos pelo Safari do iOS 10 e salvá-los no iCloud Drive, sem precisar de qualquer gerenciador de downloads da App Store instalado.

Safari iCloud Drive iOS 10

Testamos com vários arquivos de extensões diferentes, incluindo ZIP e RAR, e foi possível salvar todos rapidamente no aplicativo do iCloud Drive por meio da nova opção que está disponível no Safari. No caso de arquivos em ZIP, o aplicativo do iCloud Drive inclusive consegue abrir e extrair o conteúdo normalmente. Assim que o arquivo é salvo no iCloud Drive por um dispositivo, estará disponível automaticamente em todos os outros do usuário — incluindo Macs.

Vale lembrar que, por ser transferido para o iCloud Drive, é necessário que o usuário tenha espaço livre suficiente em sua conta do iCloud para conseguir salvar os arquivos — além do armazenamento interno do dispositivo. A solução certamente será bem recebida pelos usuários que, por muito tempo, pediram uma forma de transferir arquivos no iOS.

Por enquanto, o iOS 10 está disponível apenas para desenvolvedores. Uma versão pública de testes deve ser liberada no próximo mês, enquanto a versão final só chegará nas mãos dos usuários no final do ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.