iOS

Safari do iOS 13 permite baixar qualquer tipo de arquivo no iPhone e iPad

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Uma das principais limitações do iOS é a impossibilidade de baixar certos tipos de arquivos. Existem formas de contornar a situação com apps de terceiros, mas o navegador padrão só permite salvar alguns formatos de imagens e documentos. Com o iOS 13 e o iPadOS, que foram anunciados na WWDC 2019, essa restrição deixa de existir.

A Apple fez diversas melhorias no Safari, principalmente com foco no iPad, para que os usuários tenham uma experiência mais próxima ao uso de um computador normal. Entre as mudanças, o navegador do sistema recebeu um gerenciador de downloads completo, assim como já existe no Mac.

Qualquer iPhone, iPod touch e iPad com a versão mais recente do sistema operacional será capaz de transferir arquivos da internet por meio do Safari. Basta clicar no link de um arquivo e o sistema solicitará a confirmação para iniciar a transferência. O progresso e o histórico podem ser acompanhados em um novo menu do navegador.

Todos os arquivos baixados ficam armazenados no aplicativo Arquivos do iOS e é possível definir uma pasta específica para salvá-los. Dá para escolher no aplicativo Ajustes pastas que estejam na própria memória do aparelho ou no iCloud para sincronização com outros dispositivos.

Nos testes que realizamos, foi possível baixar vídeos, músicas, arquivos ZIP e até mesmo imagens em ISO e DMG. Apesar disso, nem todos os formatos são reconhecidos pelo app Arquivos e ainda dependem de ferramentas de terceiros para serem executados no iOS. De qualquer forma, os avanços são notáveis e essenciais para que o iPhone e iPad consigam substituir cada vez mais os computadores tradicionais.

O iOS 13 ainda está em fase de testes e será lançado para todos os usuários em setembro deste ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.