Se você é usuário de um Mac, provavelmente já passou por este problema: ter um pendrive ou HD externo com o sistema NTFS (formato padrão do Windows) e não conseguir adicionar arquivos pelo OS X, apenas visualizar. Certamente isso gera um incômodo nos usuários, que acabam sendo obrigados a formatarem a unidade para o sistema FAT32 — que não suporta arquivos grandes. Há, porém, uma forma de fazer com que o OS X consiga acessar e alterar os arquivos nas partições com o sistema NTFS.
O processo deve ser feito em cada pendrive ou partição em NTFS separadamente. Antes de começar, conecte o disco ou pendrive no Mac certifique-se de que o nome da unidade é composto por apenas uma palavra, para facilitar o processo. Faça por sua conta e risco!
Abra o aplicativo Terminal (Pasta de Aplicativos > Utilitários) no OS X e digite o seguinte comando:
sudo nano /etc/fstab
O Terminal exigirá sua senha de usuário para prosseguir. Um arquivo dentro da janela será aberto para edição em seguida. Agora, digite em uma linha o seguinte comando, substituindo “NOME” pelo nome da unidade NTFS que deseja alterar (digite exatamente como mostrado pelo sistema, diferenciando letras maiúsculas e minúsculas).
LABEL=NOME none ntfs rw,auto,nobrowse
Se você precisar adicionar mais unidades na lista de compatibilidade, é só repetir o processo nas linhas abaixo. Quando terminar, pressione Control + O para salvar o arquivo e Control + X para sair. Note que, após efetuar os comandos, a unidade não aparecerá mais no Finder como de costume. Para acessar, digite o seguinte comando no Terminal:
open /Volumes
Agora, o OS X permitirá que você visualize e também altere a unidade, adicionando e apagando arquivos nela. Mesmo com o processo realizado, a unidade continua funcionando normalmente no Windows e em outros dispositivos.
Para reverter o processo, basta voltar na edição do arquivo pelo Terminal e apagar a linha escrita.