Uma das principais novidades do Apple Watch Series 4 é a presença do sensor elétrico de frequência cardíaca, que habilita a execução de um eletrocardiograma no próprio pulso. Embora essa função seja exclusiva de modelos comprados nos Estados Unidos neste momento, os usuários do novo Apple Watch ao redor do mundo podem aproveitar os sensores avançados para medir os batimentos do coração em tempo real.
O eletrocardiograma só foi habilitado recentemente com o watchOS 5.1.2 e seu uso consiste em encostar o dedo na Coroa Digital enquanto o relógio está no pulso. Em uma página oficial de suporte, a Apple afirma que a mesma técnica pode ser utilizada para medir a frequência cardíaca de forma mais eficiente.
Entenda o funcionamento dos sensores cardíacos do Apple Watch
O Apple Watch sempre foi capaz de calcular as batidas do coração por meio de sensores ópticos presentes na parte inferior, porém nenhum deles funciona em tempo real. No dia a dia, o relógio utiliza periodicamente os sensores infravermelho em segundo plano para eventuais avisos — como em casos de batimentos acima ou abaixo do normal. Dessa forma, o consumo de energia é reduzido.
Em momentos que o usuário deseja acompanhar seu rendimento cardíaco, como durante um exercício físico ou até mesmo ao abrir o app de batimentos, o Apple Watch aciona os sensores fotodíodos que garantem a atualização da frequência cardíaca a cada 5 segundos. Você provavelmente já viu isso em ação no relógio, quando luzes verdes se acendem na parte inferior.
A novidade para os usuários do Apple Watch Series 4 é que o sensor elétrico do ECG pode ser usado para medir a frequência cardíaca de forma mais precisa com atualização a cada segundo.
Não há muito segredo para medir os batimentos cardíacos com precisão. Basta abrir o aplicativo Batimentos no Apple Watch (ícone cinza com o coração) e posicionar o dedo na coroa digital. Após alguns segundos, o sistema já deve alternar para o sensor elétrico e será possível acompanhar a frequência cardíaca em tempo real.
Ao contrário do ECG, esse método funciona em qualquer país. Basta ter um Apple Watch Series 4 (não funciona em outros modelos) com a versão mais recente do sistema — atualmente é o watchOS 5.1.2.
Vale lembrar que, para resultados mais precisos, recomenda-se ficar parado e com o braço apoiado durante o teste.
Encontre essa e outras dicas em nossa categoria especial no site e no app para iOS.