Falta pouco para o lançamento oficial do iPadOS, a nova versão do sistema operacional iOS 13 voltada para o iPad. Um dos principais recursos dessa atualização é o Sidecar, que permite utilizar o tablet da Apple como um monitor secundário do Mac. Hoje nós descobrimos que, infelizmente, o recurso ficará limitado para alguns modelos específicos de iPad.
Quando os testes com o iPadOS começaram, o único requisito para usar o Sidecar era ter um Mac lançado a partir de 2016 por conta de limitações na tecnologia de processamento de vídeo. Com um computador novo em mãos, bastava ter qualquer iPad rodando o iPadOS para utilizá-lo como segunda tela do Mac. Só que agora o discurso mudou e a Apple também pretende limitar isso no lado do tablet.
Quem possui modelos mais antigos do iPad e está testando o iPadOS percebeu que o Sidecar parou de funcionar após a última atualização do sistema. O iHelp BR entrou em contato com a Apple e foi notificado que a empresa optou por limitar a função apenas para os iPads que funcionam com a Apple Pencil. Esses modelos incluem toda a linha de iPad Pro, o iPad de sexta geração, iPad Air 3 e o iPad mini 5.
Particularmente, essa decisão não me parece ter sentido algum além de tentar forçar os usuários a trocarem seus iPads para receberem a novidade. Eu mesmo cheguei a testar o Sidecar em um iPad de quinta geração (que não tem suporte à Apple Pencil) e o recurso funcionou muito bem.
Ironicamente, embora tenha afirmado que a Apple Pencil seja necessário para o Sidecar, os usuários que não possuem a caneta ainda poderão utilizar o recurso nos iPads compatíveis — porém sem interação com a tela. Qual a diferença disso para os iPads que não funcionam com a Apple Pencil então?
Nós solicitamos mais explicações técnicas sobre a decisão, porém a empresa ainda não retornou o contato.