Tempos de guerra. O Apple Music foi lançado há apenas uma semana e já conquistou diversos usuários, o que certamente não deve estar agradando aos concorrentes. Em uma jogada para tentar afetar a Apple, o Spotify começou a enviar emails para os assinantes de seu serviço premium pedindo que cancelem suas assinaturas feitas pelo aplicativo do iOS e refaçam diretamente pelo site, deixando assim de ter que pagar uma taxa para a Apple.
Com o título “Economize $3 no Premium. Todo mês.”, o email do Spotify encoraja os assinantes do serviço por meio do aplicativo para iOS a cancelarem suas assinaturas e refazer pelo site. O motivo? A taxa que os desenvolvedores precisam pagar a Apple por cada venda realizada internamente nos aplicativos.
Desde o início da App Store, a Apple cobra uma taxa de 30% de cada venda realizada na App Store, seja do aplicativo em si ou das compras internas (In-App-Purchase). Nos Estados Unidos, o Spotify custa $9,99 — assim como o Apple Music — porém é repassado pelo preço de $12,99 para os clientes que assinam pelo aplicativo do iOS, valor para pagar a taxa da Apple a ainda restarem os $9,99 da assinatura normal. Ao pedir para os usuários do iOS refazerem a assinatura pelo site, o valor passa a ser $9,99 para o cliente, e o Spotify não precisa cobrar nenhuma taxa extra. Mas, por que só agora?
O lançamento do Apple Music despertou o interesse de diversos usuários do iOS e Mac, muitos que já até cancelaram suas antigas assinaturas do Spotify. Está claro que o Spotify se sente incomodado com o novo serviço de músicas por assinatura da Apple, considerando que nunca se preocuparam com os usuários do iOS pagarem a mais pelo serviço há anos. A Apple tem feito o possível para tornar o Music mais acessível, reduzindo até mesmo o preço da assinatura em países emergentes como o Brasil.
Vale lembrar também que, com estes emails, o Spotify está infringindo as regras da App Store e corre o risco de ter o aplicativo para iOS retirado da loja. Veremos onde esta briga vai acabar.