Hoje, dia 9 de janeiro de 2016, se passaram exatos 9 anos desde que Steve Jobs subiu no palco da Macworld 2007 para apresentar ao mundo o primeiro iPhone — a mistura de um “iPod, celular e comunicador de internet” como Jobs chamou.
A Apple já tentou a sorte com celulares outras vezes — começando com o Newton Message Pad em 1993 — porém fracassou. Em 2003, a empresa resolveu que faria um tablet, porém acabou desistindo da ideia um ano depois, quando resolveram utilizar as ideias do tablet em um smartphone. A partir de então surgiu o Project Purple, que deu origem ao iPhone que foi apresentado em 2007. De acordo com Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, nem mesmo eles acreditavam que foram tão longe com tal projeto.
No início, muitos não acreditaram que o iPhone faria sucesso. Porém, 9 anos depois, se tornou o smartphone mais vendido do mundo, quebrando recordes de vendas anualmente — atualmente já soma quase 1 bilhão de unidades vendidas desde a primeira geração. Neste período, já foram lançados 12 modelos de iPhones, sendo os mais recentes iPhone 6s e iPhone 6s Plus.
Muita coisa mudou desde então, como a chegada da rede 3G, lançamento da App Store, sensores cada vez mais aprimorados, processadores mais rápidos, câmeras cada vez melhores, telas Retina, Siri, Touch ID, novos visuais e, quem diria, telas muito maiores. Enquanto o primeiro iPhone tinha uma tela de apenas 3.5 polegadas com resolução de 320 x 480, o iPhone 6s Plus tem 5.5 polegadas e resolução Full HD (1080 x 1920).
Agora, já circulam na internet os primeiros rumores sobre o iPhone 7 — e até mesmo um iPhone 6c — porém, apesar de todos os próximos modelos que ainda serão lançados, é impossível esquecer da apresentação do primeiro iPhone, com todo o auditório admirado ao assistir cada deslizar de dedo do Steve Jobs na tela do aparelho. Caso ainda não tenha assistido o evento, deixaremos o vídeo abaixo.