Quando tudo parecia melhorar para a Apple, surge o inesperado: a empresa acaba de anunciar que Steve Jobs está deixando o seu cargo de CEO (diretor executivo). A função será assumida por Tim Cook, até então COO (vice-presidente e chefe executivo de operações).
Na foto, Tim Cook e Steve Jobs
Steve Jobs enviou a sua renúncia à Apple, avisando que gostaria de continuar a exercer uma profissão na Apple, sendo ela chefe executivo de operações. Segue abaixo a carta que ele enviou, já traduzida:
Para o quadro de diretores da Apple e para a comunidade Apple:
Eu tenho sempre dito que se houver um dia em que eu não puder cumprir meus deveres e expectativas como CEO da Apple eu seria o primeiro a deixar vocês saberem. Infelizmente, esse dia chegou.
Eu, então, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Gostaria de continuar a servir, se o quadro de diretores assim quiser, como Presidente do Conselho Diretor, Diretor e funcionário da Apple.
Em termos de sucessor, eu fortemente recomendo que nós executemos o nosso plano de sucessão e nomeemos Tim Cook como CEO da Apple.
Eu acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E eu espero poder assistir e contribuir para o sucesso dela em um novo papel.
Eu fiz alguns dos meus melhores amigos da minha vida na Apple e eu agradeço por todos os anos em que pude trabalhar ao lado de vocês.
Steve
Jobs tem 56 anos e esteve de licença médica desde 17 de janeiro por conta de um câncer no pâncreas. Embora as ações da Apple já estejam caindo, é provável que elas se estabilizem novamente em breve.
Acredito que a Apple poderá ser bem dirigida por Tim Cook, tendo Jobs como seu braço direito. Mesmo assim, é difícil não pensar que a Apple não será mais a mesma.
Obrigado por ter tornado a Apple o que ela é hoje, Steve!