Após ter anunciado redução nas vendas e queda no faturamento, Tim Cook se manifestou hoje sobre a situação atual do iPhone. Em entrevista para a Reuters, o CEO da Apple disse que a empresa repensou sua política interna e irá reduzir em breve os preços do smartphone em alguns países.
De acordo com o executivo, vários mercados foram afetados por conta da força do dólar, o que resultou no aumento dos preços de vários produtos e serviços — incluindo, é claro, o iPhone. Em países como a China, Índia e o Brasil, a situação econômica também fez com que as pessoas deixassem de trocar seus telefones com mais frequência.
“Quando você analisa as moedas estrangeiras e então particularmente esses mercados que enfraqueceram no último ano, o valor do iPhone obviamente subiu muito por lá.”
Tim Cook, então, confirmou que a Apple “repensou” o preço do iPhone em vários países ao redor do mundo, principalmente para aqueles que estão sofrendo mais com o câmbio atual. Com isso, os consumidores podem esperar uma redução no custo do iPhone em breve.
“Assim que entramos em janeiro e analisamos as condições macroeconômicas de alguns mercados, decidimos voltar atrás com com nossos preços locais para algo próximo do que eram há um ano na expectativa de melhorar as vendas nestes locais.”
Em poucas palavras, a empresa finalmente decidiu reduzir sua margem de lucro nos aparelhos para diminuir o preço final do iPhone e aumentar as vendas novamente. Não há, porém, qualquer detalhe sobre onde e quando isso acontecerá.