Aplicativos nativos que vêm pré-instalados de fábrica nos dispositivos sempre são alvos de polêmicas, principalmente no iOS que não permite remover ou ocultar estes aplicativos. Em uma visita surpresa que fez na Apple Store da Quinta Avenida em Nova York, Tim Cook respondeu a algumas perguntas do BuzzFeed, envolvendo uma sobre a questão dos aplicativos.
Questionado sobre o por quê da Apple insistir em colocar vários aplicativos pré-instalados no sistema que não podem ser apagados — como a Bolsa, Podcasts e Bússola —, Tim Cook respondeu que permitir a remoção de um aplicativo do iOS envolve muitas coisas, considerando que partes do sistema — como a Siri — dependem destes aplicativos. Apesar disso, ele admitiu que alguns dos aplicativos realmente poderiam ser removidos pelo usuário.
“Esta é uma questão mais complexa do que parece. Existem alguns aplicativos que são vinculados aos outros recursos do iPhone. Se eles forem removidos podem causar problemas no funcionamento do dispositivo. Porém também existem aplicativos que não são assim.”
Cook sabe que já é desejo de muitos usuários uma opção para remover os aplicativos nativos do iOS e garante que a Apple está considerando isso, buscando uma forma de tornar certos aplicativos opcionais.
“Com o tempo, eu acho que com os [aplicativos] que não são assim, vamos descobrir uma forma [de removê-los]. Não é que nós queremos encher seu dispositivo, não estamos motivados a fazer isto. Queremos que você seja feliz. Então eu reconheço que algumas pessoas queiram fazer isso, e é algo que estamos considerando.”
É difícil pensar em uma mudança assim chegando a curto prazo no iOS, porém já é uma novidade a ser considerada para o iOS 10 no ano que vem. Acesse a entrevista completa (em inglês) para ver outras respostas do Tim Cook sobre a privacidade, iPhone 6s e iPad Pro.