O eSIM é a tecnologia que possibilita o uso do chip do celular embutido no próprio aparelho, de forma que não seja mais necessário inserir o cartão físico para ativar uma linha telefônica. No Brasil, a Claro e a Vivo foram as primeiras operadoras que ofereceram o recurso. Hoje (2), a TIM anunciou que também passou a disponibilizar o eSIM para seus clientes.
De acordo com a operadora, o eSIM pode ser solicitado por clientes de todos os planos — isso inclui pré-pago, pós-pago e controle. A Vivo, por exemplo, restringe essa função apenas para quem possui um plano pós-pago. O recurso é compatível apenas com o iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max, pois depende de uma tecnologia que não existe nos aparelhos mais antigos.
A TIM disponibilizou uma lista com 130 lojas que já oferecem o eSIM. Basta ir até a loja e solicitar o chip virtual. O usuário receberá um cartão físico com um Código QR impresso, que deve ser escaneado no aplicativo Ajustes do iPhone. Em seguida, basta seguir todos os passos exibidos na tela para ativar a linha telefônica no dispositivo sem a necessidade do chip tradicional.
Como os novos iPhones também contam com o recurso DSDS (Dual SIM Dual Standby), é possível utilizar duas linhas telefônicas ao mesmo tempo no celular, sendo uma delas por meio do antigo chip físico e outra com o eSIM. Também é possível adicionar mais de um eSIM no iPhone, como por exemplo para fazer uma viagem sem ter que apagar o número principal, porém apenas uma linha de eSIM pode ser ativada por vez.
Uma das vantagens do eSIM é que, como se trata de um chip virtual, não há como retirá-lo do aparelho em caso de perda ou roubo, aumentando assim as chances de rastrear o aparelho com sucesso por meio do Buscar no iCloud.
Com informações de Tecnoblog.