iPhoneRumores

Touch ID na tela pode se juntar ao Face ID no iPhone de 2021

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O leitor de impressões digitais Touch ID surgiu em 2013 com o iPhone 5s e já não está mais presente desde o iPhone X, quando foi substituído pelo sistema de reconhecimento facial Face ID. Muitos já se questionaram sobre a volta do Touch ID ao iPhone em algum momento no futuro, e hoje (5) a Bloomberg revelou que isso de fato pode acontecer. Segundo Mark Gurman, a empresa quer colocar a biometria novamente no celular, mas sem acabar com o Face ID.

Só que, dessa vez, ao contrário do Touch ID antigo, a biometria deve ser implementada por baixo da tela do aparelho — assim como algumas fabricantes já oferecem em seus aparelhos. Antigamente, o Touch ID funcionava em por meio de uma peça separada no botão Início do iPhone. Foi por isso que a Apple optou por removê-lo completamente no iPhone X, já que isso impossibilitaria a redução nas bordas da tela.

Enquanto os iPhones desse ano vão trazer apenas aprimoramentos internos como no processador e câmera, os modelos que serão anunciados em 2020 devem passar por grandes mudanças no visual em relação ao que existe atualmente. De acordo com fontes da Bloomberg, a Apple pretende implementar a nova biometria na tela já nesses iPhones do próximo ano, porém a tecnologia ainda não está pronta e é bem provável que o Touch ID volte em 2021.

Mais uma vez, as fontes ligadas à Apple garantiram que o Face ID não será deixado de lado com a volta do Touch ID. A ideia é oferecer ainda mais opções de autenticação para o usuário, seja com reconhecimento facial ou biometria. Vale lembrar também que os sensores do Face ID funcionam não apenas para o desbloqueio do aparelho, como também para apps de realidade aumentada — o que inclui o Modo Retrato da câmera e o Animoji.

A Apple não teria implementado o Touch ID na tela até agora por não estar satisfeita com a qualidade da tecnologia disponível atualmente no mercado.

iPhone mais barato em 2020

Além dessas informações, Mark Gurman corroborou também o último relato da agência Nikkei, divulgado ontem aqui no iHelp BR. Tanto a Nikkei quanto a Bloomberg afirmaram que a Apple também está trabalhando em um novo modelo mais barato do iPhone, que deve ser lançado já no início de 2020. Esse iPhone deve utilizar a mesma estrutura do iPhone 8 com tela de 4.7 polegadas, porém com o novo chip A13 e câmeras melhores.

A estratégia é similar ao que utilizaram na época do iPhone SE, que trouxe vários recursos do recém-lançado iPhone 6s porém por um preço muito menor, já que o SE utiliza uma tela mais barata de apenas 4 polegadas e não conta com 3D Touch e outros recursos que encarecem o aparelho. Não se sabe ainda qual será o preço do tal iPhone mais barato de 2020, porém certamente será mais barato que os US$749 (cerca de R$3.060) cobrados pelo iPhone XR — e possivelmente pelo iPhone 11 de entrada.

Até lá, ficaremos com os novos iPhone 11 e iPhone 11 Pro, que serão oficialmente anunciados na próxima terça-feira, dia 10 de setembro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.