A Apple apresentou nesta segunda-feira (9) a nova linha iPhone 16. Os aparelhos chegam com design similar ao de seus antecessores, porém com várias novidades internas e melhorias em relação ao iPhone 15.
iPhone 16 e 16 Plus
Os modelos de entrada iPhone 16 e iPhone 16 Plus receberam boas novidades esse ano, a começar pelo Botão de Ação – que antes era exclusivo do iPhone 15 Pro. O botão substitui a chave do modo silencioso e permite que o usuário escolha qual ação reproduzir ao apertar o botão. As possibilidades vão desde silenciar o celular a abrir aplicativos específicos.
Por falar em botão, um dos destaques da linha iPhone 16 é o novo Controle de Câmera – um botão sensível ao toque dedicado ao aplicativo Câmera. Com ele, o usuário pode rapidamente abrir a câmera do iPhone e tirar fotos. Ao deslizar o dedo na superfície, o iPhone ajusta o zoom da imagem. Também é possível escolher um app de terceiros como o Halide para ser aberto ao pressionar o botão.
O iPhone 16 e o 16 Plus continuam com câmera traseira de duas lentes. No entanto, as câmeras foram reposicionadas na vertical, permitindo que os telefones também gravem vídeos espaciais em 3D para o Apple Vision Pro. A Apple manteve a lente grande-angular de 48 megapixels da geração anterior, porém trouxe uma lente ultra-angular aprimorada com maior abertura e foco automático.
Na prática, a lente ultra-angular agora captura imagens com mais luz e conta com modo macro para focar em objetos próximos (algo que já estava disponível na linha Pro). Há ainda novos Estilos Fotográficos que são altamente customizáveis, permitindo que o usuário altere as cores da foto preservando tons de pele.
Outra novidade é o chip A18 baseado na segunda geração da tecnologia de 3 nanômetros, que é mais eficiente em consumo energético e dissipação térmica. Além disso, o chip A18 conta com 8GB de memória RAM e habilita o suporte aos recursos do Apple Intelligence que serão lançados com o iOS 18.1 ainda este ano.
iPhone 16 Pro e 16 Pro Max
Já os modelos 16 Pro e 16 Pro Max ganharam telas maiores. O iPhone 16 Pro passou de 6.1 para 6.3 polegadas, enquanto o iPhone 16 Pro Max foi de 6.7 para 6.9 polegadas. As bordas ao redor da tela também ficaram significativamente mais finas.
Por dentro, o iPhone 16 Pro é equipado com o chip A18 Pro – uma versão ainda mais poderosa do A18 que conta com mais núcleos gráficos, resultando em ainda mais desempenho para jogos 3D e tarefas de inteligência artificial. Assim como o iPhone 16, o iPhone 16 Pro também conta com o novo Controle de Câmera.
Quando o assunto é câmera, a Apple reservou as últimas tecnologias para os modelos Pro. Agora, tanto o 16 Pro quanto o 16 Pro Max possuem a lente teleobjetiva com zoom óptico de 5x. Além disso, os dois modelos ganharam uma nova lente ultra-angular com resolução de 48 megapixels (um enorme salto em relação a anterior de 12 megapixels). Já para vídeos, os modelos 16 Pro gravam em 4K com 120 quadros por segundo.
Outras novidades
Todos os novos iPhones são capazes de capturar Fotos Espaciais em 3D para o Apple Vision Pro. Eles também suportam o mais novo padrão Wi-Fi 7 com velocidades mais altas de transmissão de dados. Todos os modelos de iPhone 16 também ganharam baterias maiores, de acordo com a Apple.
Preço e disponibilidade
O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus estão disponíveis nas seguintes cores:
- Azul Ultramarino
- Verde-acinzentado
- Rosa
- Branco
- Preto
E nas seguintes capacidades:
- 128GB
- 256GB
- 512GB
Já o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max chegam nas seguintes cores:
- Titânio Deserto
- Titânio Natural
- Titânio Branco
- Titânio Preto
E nas seguintes capacidades
- 128GB (apenas 16 Pro)
- 256GB
- 512GB
- 1TB
Os preços começam em R$7.799 para o iPhone 16 e R$10.499 para o iPhone 16 Pro. A pré-venda no Brasil começa no dia 24 de setembro. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.