Dentre os diversos anúncios da WWDC 2017, o mais tímido deles foi sem dúvidas o do novo tvOS 11. A atualização para o sistema da Apple TV de 4ª geração traz apenas melhorias internas, além dos recursos de alternância automática entre o Modo Escuro e o Modo Claro e a sincronização da sua tela inicial via iCloud.
A segunda grande atualização do tvOS trará poucas novidades visuais ao usuário. Dentre os novos recursos, está a possibilidade de definir que o Modo Escuro — função que aplica a alguns elementos do sistema, como o papel de parede da tela inicial, tons escuros no lugar de claros — seja ativado automaticamente ao por do sol, e se desative ao amanhecer, tal como acontece com o Night Shift, no iOS e no macOS.
Além disso, o sistema também trará a possibilidade de o usuário sincronizar sua tela inicial entre todos as suas Apple TVs associadas à mesma conta do iCloud. A sincronização abrange tanto aplicativos instalados quanto a disposição dos ícones na tela, e pode ser desativada a qualquer momento em Ajustes > Contas > iCloud > Sincronização de tela inicial.
Por fim, a Apple também anunciou que o serviço Amazon Prime Video, concorrente do Netflix, chegará à Apple TV de 4ª geração nos próximos meses, por meio de um aplicativo disponível na App Store.
O tvOS 11 já está disponível para desenvolvedores em fase de testes. Os usuários do Apple Beta Software Program pela primeira vez poderão testar o novo sistema da Apple TV, porém devem recebê-lo apenas em julho. A versão final só deve ser lançada para o público no final do ano.