O Twitter anunciou na tarde desta quarta-feira (14) que o recurso “Fleets” será descontinuado. Os Fleets chegaram ao Twitter no ano passado como uma resposta aos Stories do Instagram, permitindo que os usuários publiquem imagens ou outros conteúdos que desaparecem após 24 horas.
A notícia foi confirmada pelo próprio Twitter através de um artigo no blog oficial da empresa e também por meio de um tuíte no perfil @Twitter. De acordo com a nota, o recurso será desabilitado permanentemente para todos os usuários no dia 3 de agosto de 2021.
Segundo o Twitter, a empresa não obteve os resultados esperados com os Fleets. A matéria chega a mencionar que “nós não tivemos um aumento no número de novas pessoas interagindo com os Fleets como esperávamos”.
O comunicado reforça que as principais interações dos Fleets, sejam textos, fotos ou vídeos, já podem ser utilizadas normalmente na linha do tempo da rede social. O Twitter diz também que deve implementar algumas das opções de edição dos Fleets na tela de câmera do aplicativo, como por exemplo a seleção de GIFs e adesivos.
Vamos remover os Fleets em 3 de agosto, estamos trabalhando em algumas coisas novas. Sentimos muito (ou ‘de nada’).
Os testes com os Fleets do Twitter começaram ainda em março de 2020 no Brasil, que foi o primeiro e único país a ter o recurso durante vários meses. Em novembro do ano passado, a plataforma foi expandida oficialmente para mais países.