Faltam apenas alguns dias para que a Apple apresente oficialmente o iPhone 7 ao mundo mas, até que isso aconteça, os rumores sobre a próxima geração do smartphone não param de surgir na internet. O analista de segurança da KGI Ming-Chi Kuo trouxe mais uma vez (via MacRumors) informações sobre os novos iPhones, agora indicando que os aparelhos serão mais resistentes à água e serão lançados em novas cores.
Conceito do iPhone 7 criado por Martin Hajek.
De acordo com as informações obtidas pelo analista, o iPhone 7 deve ser lançado com o novo processador A10 de 2.4GHz — um salto considerável do atual A9 com 1.8GHz. Além disso, o iPhone 7 Plus exclusivamente deve contar com 3GB de memória RAM, enquanto o modelo menor com tela de 4.7 polegadas continuará com os 2GB do iPhone 6s. Tudo isso deve garantir que o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus sejam notavelmente mais rápidos do que os iPhones atuais.
O armazenamento interno também deve ser atualizado, assim como já indicaram alguns rumores. Kuo afirma que tanto o iPhone 7 quanto o iPhone 7 Plus serão lançados em versões com 32GB, 128GB e 256GB de armazenamento. Atualmente, no iPhone 6s, a Apple oferece versões de 16GB, 64GB e 128GB. A Apple também deve aproveitar para lançar o iPhone 7 em uma nova cor escura e brilhante, provavelmente algo próximo do que é chamado de “black piano”, além de substituir o atual cinza espacial pela cor preto espacial, já utilizada no Apple Watch. As cores prata, dourado e ouro rosa devem ser mantidas. Recentemente, o site japonês MacOtakara divulgou uma imagem que seria das gavetas do chip dos novos iPhones, que revelam as cores diferentes.
O iPhone 6s já conta com certa resistência à água, porém a Apple deve oficializar isso no iPhone 7. Assim como o Apple Watch, os novos iPhones devem contar com o selo IPX7 de resistência à água, que protege o aparelho em baixo da água por até 30 minutos em imersão inferior a 1 metro. No caso do Watch, a Apple não recomenda coisas como mergulhar com o produto, porém é possível tomar banho, chuva e lavar às mãos com o relógio no braço sem qualquer tipo de problema, além de salvar o produto quando ele cair na água.
A qualidade do som reproduzido pelo alto-falante externo do iPhone também deve melhorar consideravelmente, isso porque com a remoção da entrada para fones de ouvido será possível adicionar um segundo alto-falante na parte inferior do aparelho. Muito além disso, o alto-falante superior que atualmente é utilizado apenas para chamadas deve ser atualizado para um alto-falante completo no iPhone 7, permitindo que haja uma real distinção do som estéreo ao utilizar o aparelho em modo paisagem.
Ainda não será dessa vez que o botão Início irá desaparecer do iPhone, porém a nova geração deve trazer mudanças significativas neste quesito. Isso porque a Apple optou por remover o botão mecânico para utilizar um novo botão com a tecnologia Force Touch, sensível à pressão do toque. Sem o botão mecânico, o aparelho acaba sendo ainda mais resistente à água e a Apple resolve todos os problemas do botão Início afundar e deixar de funcionar com o tempo. Assim como nos trackpads dos novos MacBooks, haverá um feedback tátil para simular a sensação de clique do botão.
Como já é esperado, as telas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus devem continuar praticamente as mesmas, com 4.7 e 5.5 polegadas mantendo suas respectivas resoluções atuais, porém isso não significa que não haverão melhorias. Kuo afirmou que os novos iPhones contarão com uma tela de maior gama de cores, assim como o iPad Pro, que oferece maior qualidade e fidelidade na reprodução das cores.
Todos os modelos contarão com novas câmeras mantendo a resolução de 12 Megapixels e gravação de vídeos em 4K, porém o iPhone 7 Plus contará com duas lentes traseiras, sendo uma lente com maior ângulo de visão, pixels maiores e estabilização óptica de imagem, e a outra teleobjetiva com pixels menores. O analista acredita que o preço do iPhone 7 Plus pode ser maior em relação ao 6s Plus, considerando que apenas a nova câmera custa cerca de 40 dólares. O flash LED traseiro também deve ser aprimorado, agora com quatro tons diferentes e um novo sensor de luz ambiente para aprimorar ainda mais a qualidade e a fidelidade das fotos.
Por fim, os novos iPhones também devem contar com um sensor de proximidade à laser aprimorado, com reconhecimento e resposta muito mais rápidos e podendo, inclusive, reconhecer alguns gestos no ar. O sensor de NFC também deve ser atualizado para se tornar compatível com o sistema FeliCa do Japão.
O evento especial da Apple acontecerá no dia 7 de setembro, às 14 horas do horário de Brasília. Como de costume, o iHelp BR realizará a cobertura completa de todos os acontecimentos do dia.