Qualquer dispositivo eletrônico está suscetível a falhas de segurança e o próprio iOS já teve várias. Mas a descoberta mais recente que começou a circular na internet nas últimas horas assustou vários usuários ao redor do mundo.
Após uma publicação na rede social Twitter, foi possível comprovar que qualquer um pode acessar a câmera e o microfone de outras pessoas sem autorização por meio do FaceTime, recurso de videochamadas da Apple.
A falha só pode ser reproduzida em dispositivos com o iOS 12. Nós testamos e foi possível comprovar que o problema persiste até mesmo no iOS 12.2, que está em fase de testes. Tudo acontece por meio do recurso de chamadas em grupo, que permite falar com até 32 pessoas ao mesmo tempo.
O truque é muito simples e só depende de alguém iniciar uma chamada em vídeo no FaceTime para outro usuário, seja de iPhone, iPad, iPod touch ou Mac. Enquanto a outra pessoa não atende a ligação, basta deslizar o menu de opções para cima e solicitar uma conversa em grupo com o seu próprio número de telefone.
Em apenas alguns segundos, você já terá acesso liberado ao microfone da outra pessoa, mesmo que ela não atenda ao telefone. Se a pessoa pressionar o botão liga/desliga do dispositivo, a câmera também passa a ser exibida sem autorização.
Desligue o FaceTime por precaução
Em nota ao BuzzFeed, a Apple confirmou que irá lançar ainda nesta semana uma atualização para todos os seus sistemas operacionais que corrige a falha de segurança. Até lá, recomendamos que você desative a função FaceTime de seu aparelho.
No iPhone, iPod touch e iPad:
- Abra o aplicativo Ajustes
- Vá até o menu “FaceTime”
- Desative a opção “FaceTime”
No Mac:
- Abra o aplicativo FaceTime
- Clique em “FaceTime” no menu superior do Mac
- Escolha a opção “Desativar FaceTime”
Apenas habilite novamente o FaceTime após a liberação de uma atualização do sistema para corrigir o problema.