Assim como anunciado há algumas semanas, a Apple acaba de liberar para todos os usuários de Mac a versão final do OS X El Capitan, trazendo algumas novidades para o sistema — como o novo gerenciamento de janelas no Mission Control e aplicativo Notas redesenhado — mas, principalmente, aprimoramentos na segurança e desempenho do sistema.
Várias novas tecnologias foram desenvolvidas para que o OS X El Capitan seja mais rápido e fluído, assim como os jogos também terão os gráficos aprimorados com a chegada da API Metal no Mac. De acordo com a Apple, a nova versão do OS X está 1,4 vezes mais rápida para abrir aplicativos e até 4 vezes mais rápida para carregar um documento.
Novos recursos também não faltam na nova versão. Apesar do foco no desempenho, a Apple também trouxe novidades para o OS X El Capitan, como o novo Mission Control e a possibilidade de usar duas janelas lado a lado simultaneamente, novos gestos e abas no Mail, aplicativo Notas redesenhado, aprimoramentos no Safari e Mapas, extensões no aplicativo Fotos e uma nova fonte para o sistema.
Requisitos:
O OS X El Capitan requer um dos seguintes modelos de Macs listados abaixo com pelo menos 2GB de memória RAM e 8GB de espaço livre no HD.
- iMac de 2007 ou mais recente
- MacBook Unibody 13″ (Alumínio) de 2008
- MacBook 13″ (Branco) de 2009 e 2010
- MacBook Pro 13″ de meados de 2009 ou mais recente
- MacBook Pro 15″ de meados de 2007 ou mais recente
- MacBook Pro 17″ do final de 2007 ou mais recente
- MacBook Air do final de 2007 ou mais recente
- MacBook de 2015
- Mac Mini de 2009 ou mais recente
- Mac Pro do início de 2008 ou mais recente
- Xserve do início de 2009 ou mais recente
O instalador do OS X El Capitan pode ser transferido gratuitamente pela Mac App Store, com tamanho aproximado de 6GB.