O iOS é conhecido como o sistema operacional móvel mais seguro do mundo, e isso se deve ao fato de que a Apple tem o controle total de tudo o que pode ser instalado no sistema. Essa garantia de segurança porém, acaba quando o usuário faz o processo de jailbreak em seu dispositivo, permitindo que todo o sistema seja modificado por aplicativos de terceiros não autorizados pela Apple.
Recentemente foi descoberto um vírus para os dispositivos iOS com jailbreak que rouba informações pessoais do usuário, como a senha do ID Apple e as envia diretamente para servidores chineses. O vírus conhecido como “Unflod Baby Panda” permite que os hackers tenham acesso ao cartão de crédito do usuário, além de informações pessoas que ficam guardadas em sua conta do iCloud.
O vírus se instala na pasta /Library/MobileSubstrate/DynamicLibraries com o nome Unflod.dylib. Quem possui jailbreak em seu dispositivo deve verificar a pasta mencionada e deletar o arquivo IMEDIATAMENTE caso ele se encontre lá. Após remover o arquivo, redefina imediatamente as senhas de todas as suas contas da Apple utilizadas na App Store e no iCloud. Também é recomendado aos afetados pelo vírus que restaurem seus dispositivos, isso porém, resultará na perda do jailbreak.
Ainda não se sabe ao certo de onde vem o vírus, apenas foi descoberto que ele é instalado por meio de um certificado gerado por um desenvolvedor autorizado. Por isso, é importante sempre ficar atento com o que é instalado no iOS com jailbrak. Evite instalar tweaks e aplicativos de sources desconhecidas, assim como aplicativos piratas, que podem ser modificados facilmente para portarem códigos maliciosos.