O VLC é um dos mais populares reprodutores de vídeo multi-plataforma — e sua versão de macOS recebeu uma grande atualização nesta semana com suporte aos novos Macs com chip M1. Os usuários podem finalmente executar o VLC com performance máxima nos Macs com Apple Silicon.
Aplicativos de Mac compatíveis com a plataforma Apple Silicon conseguem aproveitar ao máximo o novo processador M1 para oferecer maior desempenho e melhor eficiência energética, o que é ótimo para usuários de MacBook.
A versão 3.0.12 vem pronta para os Macs M1 e também futuros Macs lançados com chip Apple Silicon. Além disso, a atualização também traz melhorias para funcionar com o macOS Big Sur, correções de um problema que causava distorções de áudio e também aprimoramentos de segurança.
Infelizmente, o VLC ainda não é oferecido como um binário universal. Isso significa que o aplicativo possui duas versões diferentes: uma para Macs com processador Intel e outra para as máquinas com chip M1. Ao instalar a atualização 3.0.12 do VLC no macOS, os usuários de Macs M1 precisam novamente buscar atualizações do app para instalar a versão 3.0.12.1 — que é compatível com a arquitetura ARM.
O VLC é gratuito e pode ser baixado no site oficial da VideoLAN. A versão móvel do VLC para iOS está disponível de graça na App Store.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.