A Apple já passou por alguns apuros no início deste ano com uma falha de segurança encontrada no FaceTime. Agora, a situação se repetiu com a função de Walkie-Talkie do Apple Watch. Só que, dessa vez, a empresa foi rápida e já desativou o recurso até o problema estar devidamente corrigido.
Com o Walkie-Talkie, os usuários podem enviar mensagens de áudio em tempo real por meio do Apple Watch. O recurso está disponível para todos os modelos com o watchOS 5 ou versão mais recente do sistema operacional.
Em um comunicado enviado ao site TechCrunch, a Apple pede desculpas aos usuários pela indisponibilidade temporária do Walkie-Talkie. Segundo a empresa, a falha permitia que os usuários pudessem ouvir o áudio do microfone embutido do relógio de seus contatos sem autorização. O caso ainda está sendo analisado e uma atualização deve ser liberada nas próximas semanas para corrigir a situação. Até lá, o Walkie-Talkie ficará desativado.
“Nós acabamos de descobrir uma vulnerabilidade no Walkie-Talkie do Apple Watch e desabilitamos o recurso até corrigirmos tudo. Pedimos desculpas aos nossos consumidores e garantimos que tudo será restaurado o mais rápido possível. Apesar de ainda não sabermos quais as causas e condições específicas para reproduzir o problema, levamos a privacidade dos nossos usuários a sério. Concluímos então que o certo seria desativar o app por enquanto.”
A empresa foi alertada por meio de uma nova página criada especificamente para que os usuários possam relatar vulnerabilidades de segurança nos produtos e serviços da Apple. Tudo indica que a falha não é tão fácil de ser explorada por qualquer um, portanto a maioria dos usuários não deve ter sido comprometida.