Durante o evento inicial da WWDC 2016 hoje, a Apple anunciou o watchOS 3 — a nova versão do sistema operacional do Apple Watch. O sistema ganhou diversas melhorias no desempenho, além de novos aplicativos nativos, novas faces, Apple Pay em aplicativos, botão de emergência e várias outras novidades.
A nova versão do sistema agora abre os aplicativos em muito menos tempo do que na versão anterior, melhorando cada vez mais a experiência de uso do Apple Watch. Assim como no iOS, os aplicativos agora podem ser mantidos e atualizados em segundo plano, com um novo menu para a troca de aplicativos que aparece ao clicar no botão principal lateral do relógio. Agora, ao deslizar o dedo da parte inferior para cima, é possível acessar a nova Central de Controles — similar ao que já existe no iOS.
As opções de personalização do Apple Watch aumentaram ainda mais com o watchOS 3, que traz várias novas faces, além de aprimorar as já existentes. Há, por exemplo, uma nova face com a Minnie em que é possível trocar a cor do vestido da personagem. Agora também está mais fácil para se trocar de face, bastando apenas um deslizar de dedo. Até então, o usuário precisava utilizar o Force Touch para fazer a troca.
Para quem utiliza o Apple Watch como ferramenta de exercícios, o watchOS 3 traz várias novidades para o aplicativo Atividades. Agora, está mais fácil de compartilhar com as pessoas os resultados de atividades físicas praticadas com o relógio, além de ser possível também visualizar em uma lista os resultados de seus amigos. A Apple também aprimorou o relógio para deficientes físicos, principalmente cadeirantes, que agora receberão notificações para fazerem exercícios dentro de seus limites.
Agora, com o watchOS 3, será possível desenhar na tela para escrever palavras em uma mensagem, além do recurso ditado e frases prontas que já existiam e continuam disponíveis. As notificações interativas também contam com mais opções de respostas. Por falar em respostas, o iMessage no Watch conta com várias novidades, como por exemplo Stickers. Estas novidades também estão presentes no iOS 10.
O Apple Pay, sistema de pagamentos móveis da Apple, já existia no Apple Watch, porém agora também é possível fazer compras com o recurso dentro de aplicativos, assim como no iPhone e iPad. Os usuários podem chamar e pagar um Uber sem mesmo tocar no iPhone, por exemplo. Para quem também possui um Mac, os computadores poderão ser automaticamente desbloqueados apenas ao reconhecer que o Apple Watch do usuário está próximo.
Há diversas outras novidades no watchOS 3, como o novo aplicativo Home que permite gerenciar todos os dispositivos conectados ao sistema HomeKit e um novo botão de emergência, que automaticamente liga para o serviço de emergência de onde o usuário estiver (no caso do Brasil o 190) e envia a localização do usuário para algum amigo ou familiar. Há também um novo aplicativo “Respirar”, que notifica o usuário para deixar suas atividades de lado por alguns minutos para fazer uma respiração profunda.
Mais informações sobre o watchOS 3 podem ser encontradas na página oficial da atualização no site da Apple. A primeira versão de testes do watchOS 3 já está disponível para os desenvolvedores, mas a versão final será liberada para todos os usuários apenas nos próximos meses.