A WWDC 2019 começou nesta segunda-feira (3) e grandes novidades foram anunciadas no evento de abertura. Entre elas, o anúncio do watchOS 6 — a nova versão do sistema operacional do Apple Watch. Com a atualização, os usuários do relógio inteligente vão receber novos temais e ainda mais recursos de saúde.
Logo de cara, a Apple já apresentou os novos temas para Apple Watch que estarão disponíveis com o watchOS 6 — são vários. Entre eles estão temas clássicos com ponteiros e números romanos, digitais com números grandes e outro com cores em tons de gradiente. As faces são personalizáveis e oferecem novas complicações mais detalhadas.
Assim como alguns relógios tradicionais já fazem, o Apple Watch será capaz de avisar ao usuário a cada hora que se passar. Isso pode ser feito tanto por um alarme sonoro quanto por toques sutis utilizando o mecanismo de feedback tátil.
A assistente virtual Siri, presente no Apple Watch, ficou mais avançada no watchOS 6. A integração com o Shazam que permite identificar as músicas que estão tocando no ambiente chegou ao relógio e a assistente consegue responder ainda mais perguntas com uma busca aprofundada na internet.
Mas o principal destaque do watchOS 6 é que a atualização promete tornar o Apple Watch ainda mais independente do iPhone. Para começar, o próprio Watch contará com a App Store embutida. Os usuários não precisam mais ter o iPhone por perto para instalar e atualizar aplicativos no relógio. Os desenvolvedores também terão mais liberdade ao criar apps do watchOS. Será possível desenvolver aplicativos exclusivos para o Watch sem uma versão de iOS.
O sistema ainda ganhou novos aplicativos da Apple: Livros (exclusivo para audiolivros), Gravador de Voz e Calculadora. Os demais apps também foram atualizados, como é o caso do Mensagens. Haverá um seletor de adesivos de Memoji dentro do iMessage no Apple Watch.
Exercícios e saúde
A Apple também destacou algumas novidades para os recursos de exercícios e saúde no Apple Watch com o watchOS 6. A nova versão do sistema coletará ainda mais informações para calcular uma média de como o usuário de movimenta diariamente. Essas informações serão exibidas em detalhes no aplicativo Atividade do iPhone.
O Apple Watch receberá também um novo aplicativo para controle menstrual e outro para cuidar da saúde auditiva. O relógio estará sempre com o microfone ativado para calcular os ruídos do ambiente em que o usuário está presente e assim alertá-lo em situações de possível risco para os ouvidos.
A empresa garante que esses dados são todos calculados localmente e reforça a privacidade do usuário.
Compatibilidade e disponibilidade
O watchOS 6 é compatível com o Apple Watch Series 1 em diante, excluindo apenas a primeira geração do relógio. O sistema operacional está em fase de testes exclusivamente com desenvolvedores e será liberado para todos os usuários em setembro deste ano.