Junto com o iOS 14.5, a Apple acaba de disponibilizar o watchOS 7.4 para os usuários de Apple Watch na tarde de hoje (26). A atualização traz uma novidade muito esperada por usuários de modelos de iPhone com Face ID, que agora podem utilizar o relógio para desbloquear o celular ao usar uma máscara de proteção no rosto.
Diante da pandemia de COVID-19 e a necessidade se utilizar máscaras de proteção para evitar a disseminação do vírus, muitos usuários reclamaram de problemas do Face ID. Como o sistema de reconhecimento facial do iPhone faz um escaneamento tridimensional de todo o rosto para autenticar o usuário, as máscaras atrapalham esse processo e impedem o desbloqueio do telefone.
Com o iOS 14.5 e o watchOS 7.4, a Apple apresentou um novo recurso que permite a utilização de um Apple Watch para desbloquear iPhones com Face ID ao utilizar uma máscara facial. Para funcionar, o Apple Watch precisa estar atrelado ao mesmo ID Apple do iPhone e também desbloqueado no pulso do usuário, protegido por senha.
O procedimento só funciona nas seguintes condições:
- Apple Watch com código de bloqueio definido e no pulso
- iPhone com Face ID ativado
- Identificação do usuário com máscara no rosto ao desbloquear o telefone
- iPhone e Apple Watch devem estar próximos
Vale notar também que esse método é válido apenas para acessar o iPhone, porém os aplicativos que utilizam o Face ID e o Apple Pay continuam exigindo a autenticação tradicional com o rosto ou por meio de senha.
Saiba como atualizar
Para atualizar o Apple Watch, certifique-se antes de estar próximo do iPhone emparelhado ao relógio e com conexão Wi-Fi disponível.
- Abra o aplicativo “Watch” no iPhone.
- Selecione a opção “Meu Relógio”.
- Vá até o menu “Geral”.
- Toque em “Atualização de Software”.
O Apple Watch precisa ter, no mínimo, 50% de bateria restante para que o processo de atualização seja iniciado. Mantenha o relógio no carregador durante a atualização.
Notas oficiais da atualização
O watchOS 7.4 inclui novos recursos, melhorias e correções de erros, incluindo:
- Capacidade de desbloquear o iPhone X e posterior com o Apple Watch ao tentar usar o Face ID enquanto uma máscara estiver sendo usada;
- Opção para classificar o tipo de dispositivo Bluetooth nos Ajustes para a identificação correta dos fones de ouvido para as notificações de áudio;
- Capacidade de transmitir o conteúdo de áudio e vídeo de exercícios do Apple Fitness+ para TVs e dispositivos compatíveis com AirPlay 2;
- Compatibilidade com o app ECG no Apple Watch Series 4 ou posterior na Austrália e no Vietnã;
- Compatibilidade com as notificações de ritmo cardíaco irregular na Austrália e no Vietnã.
Para obter informações sobre o conteúdo de segurança de atualizações de software da Apple, visite este site: https://support.apple.com/HT201222