AppsiPhone

WhatsApp deixa de funcionar no iPhone 3GS e em outros celulares antigos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A equipe do WhatsApp já havia publicado um aviso há alguns meses sobre o fim do suporte ao aplicativo em aparelhos celulares mais antigos. Quem tentou acessar o mensageiro instantâneo a partir do dia 1 de janeiro de 2017 usando um dos aparelhos citados já se deparou com a mensagem impendindo o uso.

A partir de agora, o WhatsApp não será mais compatível com qualquer iPhone que esteja rodando o iOS 6 ou versão mais antiga do sistema, celulares com Android 2.2 ou anteriores e Windows Phone 7. O aplicativo sugere que o usuário compre um novo aparelho ou, caso seja possível, atualize o sistema operacional para a versão mais recente.

Aparelhos com os sistemas BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia s40 e Symbian S60 tiveram o prazo de suporte estendido até o dia 30 de junho de 2017. Em nota, o WhatsApp afirma que “por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro”.

É inevitável que estes celulares antigos deixem de funcionar com vários aplicativos ao passar do tempo, considerando a evolução tão rápida dos sistemas e também dos novos aparelhos. Ainda sim, vale lembrar que o iPhone 3GS, por exemplo, recebeu suporte do WhatsApp durante 7 anos. Apesar de não existir qualquer forma de burlar essa limitação, ainda existem outros mensageiros que continuam funcionando no iOS 6 — como é o caso do Telegram.

E aí, vai ter que trocar de celular no ano novo para continuar usando o WhatsApp?

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.