Em testes há alguns meses, o WhatsApp liberou hoje para todos os usuários o recurso de chamadas de vídeo no aplicativo, pouco mais de um ano após ter lançado as chamadas de áudio. O recuso já está funcionando para usuários do iPhone, Android e Windows Phone.
Para quem já costuma realizar videochamadas em outros serviços como o Skype e o FaceTime, o recurso no WhatsApp vai parecer muito familiar. Basta abrir uma conversa e, logo ao lado do botão de chamadas de áudio, agora há outro botão para iniciar uma chamada de vídeo. De acordo com o WhatsApp, toda a conversa conta com criptografia de ponta-a-ponta.
“Estamos introduzindo este recurso ao WhatsApp, pois sabemos que as mensagens de texto e as mensagens de voz às vezes não são suficientes. Sabemos também que não existe nada que substitua a sensação de ver os netos dando seus primeiros passos, ou ainda o rosto dos seus filhos que estão estudando no exterior. Nosso objetivo é de que este recurso esteja disponível indiscriminadamente para todos, e não somente para aquelas pessoas que podem comprar aparelhos mais caros ou que residam em um país com excelente serviço de cobertura de telefonia celular.”
A nova versão do WhatsApp, assim como as anteriores, é gratuita e já está disponível na App Store. Vale lembrar que, apesar do aplicativo funcionar no iOS 6 em diante, é preciso ter pelo menos um dispositivo com o iOS 8 para utilizar as videochamadas.