Após ter sido suspenso pelo Banco Central em 2020, a solução de pagamentos do WhatsApp chamada “WhatsApp Pay” começou a funcionar definitivamente para usuários no Brasil. A partir desta semana, os brasileiros podem utilizar o WhatsApp para enviar e receber dinheiro entre outros usuários do aplicativo.
O WhatsApp Pay funciona através de cartões de crédito e débito. Isso significa que é preciso cadastrar um cartão com saldo ou limite disponível para enviar dinheiro para outra pessoa através do WhatsApp. O dinheiro recebido no app pode ser transferido para a conta bancária do usuário.
Segundo a companhia, estes são os bancos e cartões atualmente compatíveis com o serviço:
- Banco do Brasil: Visa
- Banco Inter: Mastercard
- Bradesco: Visa
- Itaú: Mastercard
- Mercado Pago: Visa
- Next: Visa
- Nubank: Mastercard
- Sicredi: Mastercard e Visa
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa
Para utilizar o WhatsApp Pay, o usuário precisa antes ter a versão mais recente do aplicativo do WhatsApp instalada no celular. No caso do iPhone, é possível verificar se há uma atualização disponível através da App Store.
Mesmo com a versão mais recente do app instalada, o WhatsApp Pay ainda não deve aparecer para todos os usuários. Se você atualizou o WhatsApp e não recebeu a novidade, precisará aguardar até que alguém com o WhatsApp Pay habilitado te envie qualquer quantia em dinheiro pelo app.
Vale lembrar que o recurso exige o CPF do usuário, que precisa ter mais de 18 anos para ativar o recurso de pagamentos. Mais informações estão disponíveis no site oficial do WhatsApp.