GeralRumores

O que esperar da WWDC 2016?

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após meses de espera, a WWDC 2016 finalmente está próxima de acontecer. A conferência mundial dos desenvolvedores realizada anualmente pela Apple começará com uma apresentação na segunda-feira, dia 13, às 14 horas, onde a empresa deve apresentar diversas novidades para seus produtos, serviços e sistemas operacionais. Mas, afinal, o que deve se esperar da WWDC 2016?

WWDC16

Reunimos neste artigo os principais rumores que circularam na internet nos últimos meses sobre tudo o que a Apple pode apresentar na próxima segunda.

“OS X” será “macOS”.

OS X El Capitain logo

A Apple atualmente tem quatro sistemas operacionais para seus dispositivos, sendo o OS X para Macs, iOS para iPhone, iPod touch e iPad, watchOS para o Apple Watch e tvOS para a nova Apple TV de quarta geração. Apesar de serem sistemas diferentes, todos eles estão muito conectados entre si, inclusive no nome — com excessão do OS X.

Quando Steve Jobs anunciou em 2000 a décima versão do Mac OS, antigo sistema operacional dos Macintosh, o sistema ganhou um “X” (representando o número 10 em algarismo romano) no nome para se diferenciar das versões anterior, já que era completamente diferente delas. A marca “Mac OS X” acabou se popularizando e a Apple a manteve nas futuras versões, como Mac OS X Tiger e Mac OS X Leopard. Anos depois, em 2011, o nome “Mac” foi removido da marca, ficando apenas “OS X” como é atualmente.

Agora, parece que a Apple pretende adequar melhor o nome do sistema operacional de seus computadores aos demais sistemas, alterando o nome para macOS. Este nome já foi citado, inclusive, duas vezes no site oficial da Apple, tornando quase certa a mudança na próxima versão que será anunciada segunda. Não se sabe, porém, se a Apple continuará a contagem com “macOS 10.12” ou mudará para algo similar ao iOS com “macOS 11”. Seria também o fim dos nomes para cada versão, como Yosemite e El Capitan?

Siri no Mac.

Siri Mac OS X 10.12

A Siri foi anunciada em 2011 com o iPhone 4s e hoje, praticamente 5 anos depois, a assistente também está disponível em iPods, iPads, Apple Watch e Apple TV. Há, porém, um produto que ainda não conta com o recurso: o Mac. De acordo com vários rumores, a nova versão do macOS contará com a Siri para ajudar os usuários a realizarem diversas tarefas apenas com a voz.

Será possível ativar a assistente por meio de um ícone na barra de menus, atalho de teclado ou também com o comando de voz “E aí Siri” caso o computador esteja conectado na energia — no caso dos MacBooks. Ao menos, de início, as funções da Siri no Mac serão basicamente as mesmas do iOS, podendo criar notas, lembretes, eventos no calendário, enviar mensagens, emails, fazer chamadas e afins.

Desbloquear Mac com Touch ID do iPhone.

iPhone SE Touch ID

Outro rumor que circulou na internet recentemente afirma que a Apple estaria trabalhando em uma forma de desbloquear os Macs com o Touch ID do iPhone, ao invés do usuário precisar digitar sua senha no teclado. Assim que o sistema do Mac exigir a senha do usuário para desbloquear ou realizar alguma tarefa, uma mensagem apareceria na tela do iPhone para confirmar o código com a impressão digital no Touch ID. O recurso, que deve fazer parte do conjunto macOS e iOS 10, deve ficar restrito apenas aos Macs mais recentes.

Novidades para o Apple Pay.

Apple Pay

O sistema de pagamentos móveis da Apple deve continuar em expansão com os novos sistemas operacionais que serão anunciados na WWDC 2016. Rumores afirmam que a empresa está trabalhando para liberar o Apple Pay também em sites, ao invés de apenas aplicativos. Com isso, lojas online poderiam adotar o sistema da Apple para que os usuários realizem compras rapidamente com apenas um toque no Touch ID.

Outra novidade seria a possibilidade de enviar pagamentos para outros usuários com o Apple Pay. Seria possível transferir rapidamente uma quantia em dinheiro de um iPhone para outro, por exemplo, utilizando o cartão cadastrado no serviço. Ao que parece, este recurso funcionará em conjunto com o iMessage. Todas essas novidades também podem, inclusive, chegar ao Mac. Apesar de poucos detalhes, rumores afirmam que o Apple Pay será integrado ao novo macOS — provavelmente utilizando os dados de pagamento armazenados no iPhone.

A Apple deve aproveitar o evento para anunciar também a expansão do Apple Pay em mais países, como a Suíça. No início do ano, um documento interno da MasterCard que vazou na internet revelou os planos da empresa para lançar o Apple Pay ainda este ano no Brasil e no Japão, algo que pode ser anunciado já na próxima segunda.

Apple Music redesenhado.

iTunes Music iCloud Library

Próximo de completar 1 ano de existência, o Apple Music está próximo de passar por mudanças radicais. Junto ao iOS 10 e novo macOS, a Apple deve anunciar um aplicativo Música e iTunes redesenhados para melhorar a experiência de uso do Apple Music com base em reclamações dos usuários. O serviço deve ganhar um novo visual com cores mais escuras e menus simplificados. A aba “Nova” deve ser substituída por “Explorar”, facilitando a busca por novas músicas, enquanto a aba “Connect” deve deixar de existir para ser integrada ao “Para Você”.

De acordo com os rumores, as capas dos álbuns ficarão maiores e com mais destaque na nova interface. A Apple também deve adicionar outros novos recursos como letras em todas as músicas e mais interação com as telas 3D Touch do iPhone 6s e iPhone 6s Plus. Apenas a parte de Rádio deve continuar similar ao que já é atualmente.

Siri mais inteligente.

Siri no iPhone 6s

Além de chegar ao Mac pela primeira vez, a Siri deve ficar mais inteligente em breve. Diversos rumores mencionaram que a Apple está implementando uma nova tecnologia na assistente para que ela aprenda novos “truques” rapidamente conforme os usuários a utilizam, além de compreender comandos mais complexos e de forma mais humanizada. Uma das novidades para tornar a Siri mais inteligente será as conversas contextuais, onde a assistente deve lembrar tudo o que foi dito anteriormente para utilizar posteriormente em outros pedidos do usuário.

Uma API da Siri também deve ser liberada aos desenvolvedores para que eles integrem seus aplicativos com a assistente. Com isso, seria possível fazer pedidos do tipo “Chame um Uber”, “Reproduzir Friends no Netflix” ou “Enviar mensagem no Telegram”. Provavelmente, as novidades serão liberadas para a Siri de todos os novos sistemas. Com isso, a Siri pode ser o grande destaque do evento.

Novo aplicativo Fotos no iOS 10 e macOS.

iCloud Photo Share

Outro destaque do iOS 10 e macOS mencionado por rumores é um novo aplicativo Fotos muito mais completo do que o atual. De acordo com informações, o novo Fotos contará com opções avançadas para edição de imagem, como o ajuste do nível das cores e alteração das informações EXIF. Ao que parece, vários recursos do antigo iPhoto também devem aparecer no novo aplicativo Fotos.

A Apple também deve implementar o recurso “Marcações” no aplicativo Fotos do iOS 10 e macOS, permitindo que os usuários façam desenhos e insiram textos nas imagens, similar ao aplicativo Snapchat e outros da loja.

iMessage para Android.

Mensagens no iOS

O serviço de mensagens instantâneas dos dispositivos da Apple pode chegar em breve ao Android, de acordo com um rumor recente. Ao que parece, a Apple pretende dar mais atenção aos seus serviços para que concorram diretamente com os outros, o que envolve lançar aplicativos para outras plataformas — algo que já começou com o Apple Music e sua versão para Android. O rumor faz ainda mais sentido se considerar os boatos sobre o pagamento de um usuário para outro via iMessage, permitindo então que os pagamentos sejam enviados entre iPhones e celulares com Android.

Tema escuro no iOS 10.

Conceito-do-iOS-10---Ajustes

Na semana passada, a Apple liberou uma atualização do aplicativo da WWDC 2016 com um visual diferente dos aplicativos padrões do iOS, utilizando cores mais escuras em toda a interface. Com isso, cogita-se a possibilidade do iOS 10 contar com um tema escuro, algo que é desejado por vários usuários há anos. O iHelp BR, inclusive, fez um conceito imaginando como seria o iOS com um tema escuro que foi divulgado por diversos sites internacionais.

Ocultar aplicativos na tela inicial do iOS 10.

iPhone-6-Plus-home

Tim Cook já disse abertamente que sabe das reclamações de alguns usuários sobre não ser possível ocultar aplicativos na tela inicial do iOS, principalmente alguns nativos que acabam sendo dispensáveis para certas pessoas. Alguns códigos internos encontrados ainda no iOS 9 sugerem que uma futura atualização do sistema permitirá ocultar os ícones da tela inicial, algo provável de ser anunciado com o iOS 10.

App Store 2.0.

Anúncios na App Store

O vice-presidente de marketing da Apple Phil Schiller já confirmou em entrevista ao site The Verge que a App Store passará por mudanças radicais em breve. A loja de aplicativos deve ganhar um novo visual para melhorar a experiência do usuário ao procurar por um novo aplicativo, além de exibir anúncios na busca. Haverá também um novo menu para que seja possível gerenciar rapidamente todas as assinaturas feitas dentro de aplicativos.

A empresa também está considerando permitir que aplicativos pagos contem com período de testes gratuito e que algumas atualizações sejam pagas. No iOS 10, ao que parece, haverá também um atalho para compartilhar o link dos aplicativos rapidamente por meio do 3D Touch.

Aprimoramentos em geral no iOS 10.

iOS 9

Além dos destaques, o iOS 10 também deve receber aprimoramentos em geral por todo o sistema. De acordo com Mark Gurman, o iOS 10 ganhará mais cores e alguns elementos visuais devem ser redesenhados, como os banners de notificação. A tela de bloqueio do sistema também deve ser repaginada, assim como alguns ícones dos aplicativos nativos podem ser alterados. O sistema também deve ganhar um aplicativo dedicado ao HomeKit e o Apple News deve permitir que alguns conteúdos sejam vendidos por meio de assinatura.

Melhorias no iCloud

iCloud

Quanto a isso, não há muitos detalhes, porém a Apple também deve apresentar algumas novidades para o iCloud, principalmente com foco em segurança. A encriptação dos dados armazenados, especialmente dos backups de dispositivos com iOS, deve ficar ainda mais forte — isso por conta do caso contra o FBI no início do ano. Alguns boatos também sugerem que os desenvolvedores poderão criar versões online de seus aplicativos para aparecerem no site do iCloud.

Apple Watch e Apple TV

Apple Watch e Apple TV

É certo que a Apple irá anunciar o watchOS 3 e o tvOS 10 com novidades para os donos do Apple Watch e Apple TV de quarta geração, porém pouco foi comentado sobre o que estes sistemas devem receber de novidades. No caso do Watch, é provável que a nova versão do sistema permita que o relógio seja ainda mais independente do iPhone.

Novos Macs e hardwares?

Apple Macs

Os rumores sobre novos Macs e hardwares são controversos. Enquanto alguns afirmam que a Apple aproveitará a ocasião para anunciar novos modelos de seus computadores, outros dizem que o evento será focado apenas em softwares. De qualquer forma, acredita-se que a empresa irá lançar uma nova geração do MacBook Pro redesenhada, com um painel OLED sensível ao toque que substituirá as teclas de funções acima do teclado. O MacBook Air também pode ser atualizado com algumas melhorias. Todos os novos modelos de Macs a partir de agora devem contar com conexões USB-C e Thunderbolt 3 ao invés das USB tradicionais.

Recentemente, foi relatado que estoques do Thunderbolt Cinema Display e dos equipamentos de rede da empresa (AirPort e Time Capsule) está cada vez mais baixo nas Apple Stores, o que pode indicar uma nova geração próxima. Há, inclusive, um rumor afirmando que será anunciado um novo Cinema Display com tela Retina 5K e processador gráfico embutido. Mas, como mencionado anteriormente, estas novidades podem não ser anunciadas na WWDC.

Acompanhe a cobertura.

O evento inicial da WWDC 2016 acontecerá na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). Como de costume, o iHelp BR realizará a cobertura completa do evento no dia, com live-blogging em tempo real e publicações mais aprofundadas sobre os lançamentos posteriormente. Fiquem ligados!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.