Telegram agora conta com chamadas de áudio no iOS e Android

O Telegram, serviço de mensagens instantâneas, teve seu aplicativo atualizado na semana passada com uma novidade para seus usuários: chamadas de áudio. Assim como o FaceTime e até mesmo o WhatsApp, agora é possível fazer ligações pela internet entre os contatos do Telegram — como nós mesmos divulgamos no final do ano passado.

Novidades da versão 3.18

– As Chamadas do Telegram estão aqui: seguras, limpas e constantemente melhoradas por inteligência artificial. Estamos lançando na Europa hoje, o resto do mundo terá acesso em alguns dias.

– Escolha entre 5 graus de compressão de vídeo e veja os resultados antes do envio.
– Todos os ícones do aplicativo foram redesenhados para melhor aparência em telas maiores.

Apesar da descrição desta atualização mencionar que as chamadas só funcionam na Europa, o próprio perfil oficial do Telegram no Twitter já confirmou que o recurso está disponível para todos os brasileiros normalmente. Se, por acaso, as chamadas do Telegram ainda não estiverem disponíveis para você, experimente fechar e abrir o aplicativo novamente — ou peça para outra pessoa que já esteja conseguindo efetuar as chamadas te ligar.

A interface das ligações no Telegram é bem parecida com a de outros aplicativos, como o WhatsApp e o próprio FaceTime da Apple. Durante a chamada, é possível tirar o som do microfone ou ativar o recurso viva-voz. Há também integração com o recurso CallKit do iOS 10, que permite receber e atender ligações de serviços de terceiros sem ter que abrir o aplicativo.

No final da chamada, o Telegram pede para o usuário avaliar a qualidade da ligação entre 1 a 5 estrelas. Em meus testes, o som estava ótimo — até mesmo usando conexão de dados da operadora com sinal baixo — e sem cortes, apenas com um certo atraso eventualmente. Com a ativação do recurso, uma nova aba para o histórico de chamadas deve aparecer na tela inicial do aplicativo.

Outra novidade não relacionada, que também está disponível nesta atualização, é a possibilidade de selecionar a resolução em que os vídeos são enviados.

O Telegram para iOS é gratuito e está disponível na App Store — e é adaptado para o iPad e também para o Apple Watch. É necessário ter um dispositivo com o iOS 6 ou versão mais recente do sistema para instalar a última atualização lançada. Quem quiser, também pode baixar o Telegram para Mac, Windows e Android.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes