AnálisesAppsiOSMac

10 motivos para usar o Telegram

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Apesar do Telegram já existir há anos, muitos só vieram a conhecer o serviço de mensagens recentemente, com a suposta queda do WhatsApp. O aplicativo já se tornou o mais baixado do Brasil, recebendo milhões de novos usuários em questão de dias, e provou que pode substituir todos os outros mensageiros instantâneos.

Já uso o Telegram há cerca de dois anos, quando poucas pessoas ainda conheciam o aplicativo. Sempre tive receio de baixar ele, como muita gente — afinal, não parece ter muito sentido usar um aplicativo que ainda não é popular, muito menos quando você tem um que faça a mesma coisa. Não precisei usar por mais de uma semana para me apaixonar pelo serviço, e deixar o WhatsApp cada vez mais de lado.

Quero compartilhar aqui alguns dos motivos que me fazem considerar o Telegram um excelente serviço de mensagens instantâneas, capaz até de substitur outros atuais.

1 – Multiplataforma

Telegram

Diferente do WhatsApp, que tem uma versão web bem limitada (e só funciona com o Android), o Telegram é completamente multiplataforma, e está disponível para iOS, Android, Windows Phone, OS X, Windows, Linux e tem até versão pela internet. Além disso, o usuário pode se conectar ao mesmo tempo por onde quiser, ao mesmo tempo. As conversas são sincronizadas entre todos os dispositivos, igual ao iMessage.

2 – Completamente gratuito

O Telegram é um serviço totalmente gratuito, sem qualquer restrição. Nada de assinaturas, compras internas, ou até mesmo anúncios.

3 – Um dos mais seguros

Um dos principais focos do Telegram sempre foi a segurança. O serviço conta com um forte sistema de encriptação de dados, e são raros os casos envolvendo falhas de seguranças. Enquanto isso, a concorrência sofre cada vez mais com ataques de hackers, sem contar naqueles que divulgam os dados dos usuários por conta própria.

4 – Senha para abrir as conversas

Touch ID Telegram iOS

Recentemente, o Telegram para iOS recebeu uma atualização que permite ao usuário configurar uma senha para desbloquear as conversas, seja por código ou usando a impressão digital com o Touch ID. Até agora, nenhum outro mensageiro da App Store conta com um recurso similar.

5 – Conversas com auto-destruição

ChatSecretoTelegram

Para os paranóicos por privacidade, ou até mesmo para aqueles que gostam de compartilhar segredos na internet, o Telegram conta um recurso de conversa secreta, bem similar ao Snapchat. O usuário configura um tempo para a leitura da mensagem e, após isso, ela é apagada para sempre dos servidores e dos dispositivos.

6 – Grupos maiores

GruposTelegram

Enquanto outros serviços restringem o número de pessoas por grupo, no Telegram é possível criar grupos com até 200 pessoas. Algo ótimo para empresas, por exemplo.

7 – Envio de documentos

DocumentosTelegram

Além de enviar imagens e vídeos, o Telegram permite enviar qualquer tipo de arquivo por mensagem, seja um documento, música, filme, etc. Enquanto o WhatsApp só permite envio de fotos e vídeos de até 16MB, o Telegram envia arquivos de até 1,5GB! Para se ter uma ideia, é possível enviar um filme inteiro por ele.

8 – GIFs e Emojis em qualquer lugar

GIF Emoji Telegram

Para aqueles que gostam de dar um toque divertido nas conversas, o Telegram permite que o usuário envie GIFs (imagens animadas) e Emojis pelo aplicativo de qualquer plataforma, até mesmo pela versão da internet.

9 – Imagens e vídeos salvos na nuvem

MediaTelegram

Todas os arquivos enviados e recebidos pelo Telegram ficam guardados na nuvem. Isso significa que o usuário pode acessar todas as imagens, vídeos, documentos e afins do Telegram em qualquer lugar. Também é possível configurar uma opção para que as mídias sejam transferidas para o dispositivo apenas por um tempo, e depois sejam acessadas pela internet apenas, para economizar espaço.

10 – Pode ser utilizado com um usuário comum

UsuárioTelegram

Diferente da maioria, é possível trocar mensagens na rede social apenas com um usuário comum, sem precisar passar seu número de telefone para entrar em conversas ou grupos.

Além de tudo isso que mencionei, há muitas outras coisas que me fazem considerar o Telegram um excelente serviço, como o suporte instantâneo por chat, dentro do próprio aplicativo. Faço o convite para que todos experimentem o aplicativo, e chamem os amigos para que o conheçam também. Mesmo que o WhatsApp, Viber e outros continuem disponíveis, é ótimo conhecer mais uma alternativa.

O Telegram para iOS pode ser baixado na App Store e requer o iOS 6 ou superior para funcionar. Já a versão para o OS X está disponível na Mac App Store para quem usar o OS X 10.6 ou superior.

 

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.