Sem muito alarde, a Adobe lançou na manhã de hoje (20) o editor de fotos Lightroom CC na Mac App Store. O app já esteve disponível antes na loja de apps do Mac, ainda em sua versão clássica, porém as versões mais recentes nunca chegaram por lá.
Com a reformulação da Mac App Store em 2018, apresentada no macOS Mojave, a Apple prometeu que daria mais liberdade para os desenvolvedores — que estavam abandonando a plataforma em massa. Desde então, grandes nomes como Microsoft Office e BBEdit já retornaram para a Mac App Store.
A volta do Lightroom CC na loja não deve fazer diferença para quem já é assinante da Creative Cloud da Adobe e possui o app instalado no Mac por meio do site oficial da empresa. Ao mesmo tempo, é uma chance da Adobe conquistar novos usuários que não querem baixar a suíte completa ou simplesmente que sequer conhecem a ferramenta e podem encontrá-la na Mac App Store.
O Lightroom CC da Mac App Store oferece um período gratuito de sete dias. Depois, o usuário deve optar por uma assinatura mensal de R$37,90 ou anual de R$469,90. Ambas garantem acesso ao serviço de nuvem da Adobe com 1TB de armazenamento para sincronizar a biblioteca de imagens com outros dispositivos.