Os rumores sobre a Apple criar um novo fone de ouvido sem fio começaram ainda no início de 2016, junto aos boatos sobre o fim da entrada para fones de ouvido no iPhone — duas coisas que se confirmaram durante o evento especial de hoje. A Apple anunciou junto ao iPhone 7 e iPhone 7 Plus os novos AirPods, uma versão aprimorada e totalmente sem fio dos EarPods.
Ao contrário da maioria dos fones sem fios que existem atualmente no mercado, os AirPods são completamente sem fio, ou seja, não há qualquer tipo de corda ligando os dois lados — eles são independentes. Emparelhar os AirPods com o iPhone ou qualquer outro dispositivo da Apple também é mais simples do que com fones sem fio comuns, já que basta apenas aproximar do dispositivo os fones dentro do estojo e dar um toque para fazer a configuração.
Os novos fones contém vários sensores que identificam quando o usuário os remove das orelhas e automaticamente pausa a música ou qualquer outro conteúdo que esteja sendo reproduzido. A superfície dos AirPods é sensível ao toque, o que significa que o usuário pode usar a Siri ou atender chamadas sem ter que apertar qualquer botão, dando apenas um ou dois toques no fone.
Dentro de cada fone há também um novo microprocessador chamado de “W1”, que permite a reprodução de áudio em alta qualidade sem comprometer a duração da bateria. O microprocessador é capaz de identificar quando apenas um dos lados do fone está sendo utilizado para trocar o áudio para mono, por exemplo. Além disso, os fones contam com microfones gerenciados por um acelerômetro de voz, que reconhece quando o usuário estiver falando e faz o gerenciamento do áudio entre os dois microfones de cada lado para reduzir ruídos externos.
Outra novidade é a capacidade dos AirPods trocarem automaticamente de um dispositivo para o outro. O usuário pode, por exemplo, estar ouvindo uma música no Mac e atender uma chamada no iPhone usando os novos fones sem precisar fazer qualquer tipo de troca manual no sistema. O próprio AirPods se encarrega de conectar-se ao iPhone e depois retornar ao Mac no final da chamada.
De acordo com a Apple, uma carga completa na bateria do AirPods garante até 5 horas de uso. Os fones vem acompanhados de um estojo especial, que serve tanto para guardar os AirPods como para recarregar a bateria deles. O estojo consegue armazenar energia suficiente para dar até 24 horas de carga nos fones, ou quase 5 cargas completas. Assim que os AirPods são colocados no estojo, a energia é transmitida para os fones por meio de indução, sem qualquer tipo de fio. Já a bateria do estojo pode ser recarregada por meio de um cabo Lightning qualquer.
Vale lembrar que estes novos fones utilizam a conexão Bluetooth 4.1, portanto não serão compatíveis com qualquer dispositivo. Entre a lista dos compatíveis estão o iPhone 5 e mais novos, iPad Air e mais novos, iPad mini 2 e mais novos, iPad Pro, iPod touch de sexta geração e Apple Watch.
Nos Estados Unidos, os AirPods serão vendidos por 159 dólares. Já no Brasil, quem quiser adquirir um dos novos fones da Apple terá que desembolsar R$ 1.399 — ou R$ 1.259,10 à vista. Apesar dos preços já terem sido divulgados, o produto só começará a ser vendido em outubro. Mais informações sobre os AirPods estão disponíveis na página oficial da Apple.