DestaquesiPhone

iPhone 7 e iPhone 7 Plus contam com novas cores, maior armazenamento, resistência à água e grandes avanços nas câmeras

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após praticamente um ano de especulações, a Apple finalmente apresentou oficialmente hoje os novos iPhones ao público. O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus são, basicamente, aquilo que os rumores descreveram: visual similar ao dos iPhones anteriores, porém com grandes novidades internas. As câmeras foram consideravelmente aprimoradas, assim como o desempenho. Além disso, o aparelho agora é resistente à água e conta com novas cores.

iphone-7-plus

O visual externo é praticamente o mesmo do iPhone 6s, com apenas algumas mudanças. Por conta do avanço nas câmeras, as lentes ficaram maiores — além do modelo Plus agora contar com duas lentes traseiras. As antenas foram redesenhadas e não atravessam mais toda a parte traseira do aparelho, sendo mais discretas do que nas versões anteriores. As tradicionais cores ouro rosa, dourado e prata continuam disponíveis no iPhone 7, porém agora há duas novas cores: preto e preto brilhante. O preto é, basicamente, uma versão mais escura do cinza espacial, porém o preto brilhante lembra muito a cor “black piano”. No caso do preto brilhante, a cor estará disponível apenas em modelos específicos.

O destaque da nova geração do iPhone ficou por conta das câmeras. Apesar de manterem os mesmos 12 Megapixels com gravação de vídeos em 4K da geração anterior, os avanços nas lentes foram consideráveis. Tanto o iPhone 7 quanto o iPhone 7 Plus contam com estabilização óptica de imagem, abertura maior de f/1.8 e lentes compostas por 6 elementos. Isso por si só garante imagens com muito mais qualidade, principalmente em ambientes escuros, porém o iPhone 7 Plus especificamente ganhou ainda mais novidades em sua câmera. Com as duas lentes de 12 Megapixels cada, o iPhone 7 Plus permite zoom óptico de até 2 vezes — isto é, sem perder qualidade —  além de criar um novo efeito de profundidade nas fotos.

iphone-7-camera

Todas as fotos e vídeos agora são processadas por um novo processador de imagens embutido no iPhone 7, que realiza até 100 bilhões de operações nas imagens capturadas em menos de 25 milissegundos, resultando em uma maior qualidade do arquivo final. Os dois modelos ganharam também uma nova câmera frontal FaceTime HD com resolução de 7 Megapixels e estabilização automática, além do novo flash LED traseiro True Tone que agora conta com quatro tons diferentes.

O desempenho dos novos iPhones também promete ser até 3 vezes melhor em comparação com os modelos anteriores. O novo processador A10 Fusion conta com quatro núcleos e uma nova arquitetura, que utiliza de forma inteligente os dois núcleos mais potentes e os dois núcleos mais otimizados para o consumo de energia, identificando tarefas mais simples e mais complexas para que a autonomia da bateria seja ainda melhor. A nova geração suporta até 25 bandas de 4G LTE Advanced com velocidades de até 450Mbps, sendo três vezes mais rápido do que o iPhone 6.

Cogitado ainda no início dessa semana, o iPhone 7 agora conta com um novo alto-falante superior, que permite a reprodução de som estéreo ao utilizar o dispositivo em modo paisagem. A Apple afirmou que os novos alto-falantes também alcançam maior volume e possuem mais qualidade de áudio. Como já esperado, a antiga entrada para fones de ouvido foi removida, obrigando os usuários a utilizarem a conexão Lightning ou Bluetooth. A Apple criou uma nova versão do EarPods com o conector Lightning que acompanhará os novos iPhones na caixa. O novo fone sem fio AirPods também foi apresentado no evento — e vamos comentar sobre ele em outra publicação — porém será vendido separadamente.

iphone-7-e-7-plus

Não foi dessa vez que o botão Início desapareceu do iPhone, porém o botão agora não é mais mecânico como antes. O novo botão Início do iPhone 7 e iPhone 7 Plus usa a tecnologia Force Touch e é sensível à pressão, além de possuir um sensor de feedback tátil que reproduz a sensação de estar clicando em um botão. Problemas como o botão afundar com o tempo devem agora desaparecer com o iPhone 7.

Com a remoção da entrada para fones de ouvido e do antigo botão Início mecânico, a Apple conseguiu com que o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus ganhassem o selo IP67 de resistência à água e poeira. Isso significa que é possível molhar os aparelhos na chuva, banho ou imersão de até 1 metro por 30 minutos sem que aconteça qualquer dano. Apesar disso, a Apple reforça que danos por conta da água não serão cobertos pela garantia, já que o aparelho não suporta imersões em maiores profundidades ou por muito tempo.

Por fim, a tela dos novos iPhones também está melhor. Com os mesmos tamanhos e resoluções das gerações anteriores, as telas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus tem maior gama de cores, melhor saturação e 25% mais brilho. E uma excelente notícia: os dois modelos estarão disponíveis em versões com 32GB, 128GB e 256GB de armazenamento interno. A Apple finalmente acabou com o modelo de 16GB e tornou 32GB a opção de entrada, além de agora vender 128GB como modelo intermediário e 256GB como opção mais cara.

A Apple já divulgou alguns vídeos promocionais dos novos iPhones em seu canal do YouTube, que você pode conferir abaixo.

O iPhone 7 começará a ser vendido nos Estados Unidos e mais alguns outros países já na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro. Os valores começam em 649 dólares para o modelo com tela de 4.7 polegadas e 32GB de armazenamento interno, com um aumento de 100 dólares nas opções com maior capacidade. Já o iPhone 7 Plus custará um pouco mais do que o 6 e 6s Plus, agora por 769 dólares no modelo de entrada com 32GB. Não há preços ou previsão de disponibilidade para o Brasil.

Mais informações sobre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus podem ser encontradas na página oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.