AcessóriosRumores

‘AirPods Studio’ podem ter detecção de cabeça e pescoço, equalizador e mais

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Os rumores sobre o suposto novo headphone sem fio da Apple já estão circulando na internet há um bom tempo, com evidências de múltiplas fontes sugerindo que o lançamento oficial acontecerá no final deste ano. Agora, o site 9to5Mac obteve informações exclusivas sobre o “AirPods Studio“, incluindo detalhes sobre as especificações e configurações, de acordo com fontes ligadas ao assunto.

Conceito imagina como será o novo fone de ouvido da Apple. Imagem: Martin Hajek/CURVED

Um dos principais recursos dos AirPods convencionais é a detecção de ouvido, que pausa a música automaticamente quando o usuário tira os fones. Segundo fontes, os AirPods Studio vão contar com uma opção similar, mas que funcionará de um jeito diferente. Ao invés de detectar o ouvido, a Apple está trabalhando em sensores que podem identificar se o fone está na cabeça ou no pescoço.

Com base nisso, é possível concluir que os AirPods Studio vão tocar ou pausar o conteúdo quando detectarem se estão posicionados ou não na cabeça da pessoa. Já a detecção de pescoço deve ser utilizada para manter os fones ligados enquanto a música está pausada, assim como quando um dos AirPods atuais é retirado do ouvido.

Outro novo sensor será capaz de detectar qual é a orelha da esquerda e da direita para direcionar os canais de áudio automaticamente. Isso significa que, provavelmente, não haverá um lado certo ou errado de se utilizar os AirPods Studio, enquanto qualquer fone de ouvido atual possui os canais de som fixos para o lado esquerdo e direito.

Assim como os AirPods Pro, o novo headphone da Apple terá Cancelamento Ativo de Ruído e Modo Transparência. Dessa forma, será possível alternar rapidamente entre os dois modos para reduzir barulhos externos ou para ouvir o som ambiente.

Como os AirPods Studio devem ser direcionados principalmente ao público profissional, haverá um equalizador customizável com ajustes de graves, médios e agudos. Essas configurações vão aparecer tanto no iOS quanto no macOS ao emparelhar os novos fones, segundo fontes.

De acordo com uma reportagem recente da Bloomberg, os novos fones profissionais da Apple estarão disponíveis em pelo menos duas variações — sendo uma delas feita em couro e a outra com materiais mais leves, voltada para a prática de atividades físicas. A Bloomberg também afirmou que a Apple está testando um novo design modular com peças magnéticas para o tal headphone.

O 9to5Mac também já havia encontrado referências do suposto AirPods Studio nos códigos de uma versão interna do iOS 14, incluindo ícones que revelam ao menos duas opções de cores para o novo acessório. Já na questão do preço, rumores sugerem que o produto custará US$349 (algo em torno de R$2.000 na conversão direta sem taxas).


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.