AcessóriosRumores

Bloomberg: Apple deve lançar novo fone sem fio profissional neste ano

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Os boatos sobre um fone de ouvido profissional da Apple — que não são os AirPods Pro — já circulam na internet há um bom tempo, mas neste ano ganharam força após o 9to5Mac revelar novos ícones do produto em uma versão preliminar do iOS 14 que vazou há algumas semanas. Agora, um relato de Mark Gurman na Bloomberg reforça que o acessório está em desenvolvimento e que a Apple pretende lançá-lo ainda em 2020.

Conceito imagina como será o novo fone de ouvido da Apple. Imagem: Martin Hajek/CURVED

Embora a Apple já tenha esse tipo de fone se considerar a marca Beats, que pertence à empresa de Cupertino, os rumores indicam que o novo fone terá a marca e o design da Apple, assim como os AirPods coexistem com outros fones similares da Beats. Segundo as fontes de Gurman, o headphone — como são chamados esses fones maiores — pode ter duas versões, sendo uma delas voltada ao mercado profissional e outra para o público fitness.

O modelo profissional terá um visual mais robusto com espumas revestidas em couro, e tudo indica que cada um dos lados será ajustável. As peças serão ligadas ao corpo do fone por meio de hastes finas de metal. O curioso é que, no protótipo em questão, esses componentes são modulares e se fixam à estrutura do fone por meio de ímãs. Isso significa que ao menos uma das versões do headphone da Apple poderá ser customizada pelo próprio usuário.

Outra opção mais leve estará disponível com foco em pessoas que querem utilizar o fone durante caminhadas ou outras atividades físicas. Segundo as fontes, é possível que essa versão também tenha peças modulares.

Assim como os AirPods, o headphone da Apple utilizará os chips proprietários da empresa para oferecer a tecnologia de emparelhamento rápido com o iPhone e iPad, além de recursos como comandos de voz pela Siri e cancelamento de ruído ativo. O produto competirá com o segmento premium de fones, atualmente dominado por marcas como Bose, Sennheiser e Sony. O preço também deve ser próximo dos concorrentes, na faixa dos US$350 (cerca de R$1.840 na conversão).

Ter um fone dessa categoria pode trazer bons resultados para a Apple, tendo em vista que os AirPods rapidamente se tornaram os fones sem fio mais vendidos do mundo pela qualidade e praticidade que oferecem. A empresa não teve tanta sorte com o HomePod, porém, que ainda enfrenta problemas para conquistar o público.

Embora a Apple pretenda anunciar seu novo fone de ouvido no final deste ano, o lançamento pode atrasar por conta da pandemia de COVID-19, já que os engenheiros estão trabalhando de suas casas e podem não conseguir finalizar o projeto em tempo.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.