Desde a chegada dos smartphones, os aplicativos para dispositivos móveis se tornaram parte fundamental do mundo digital e trouxeram diversas mudanças em como utilizamos nossos aparelhos. As ideias, antes restritas ao papel, se transformam em apps que podem modificar profundamente a vida das pessoas. E é isso que os desenvolvedores por trás do novo aplicativo Alfabrincando propõem: utilizar jogos eletrônicos e educativos durante o processo de alfabetização de crianças.
Desenvolvimento
Segundo os integrantes da equipe, Fernanda Castro, Giuliana Pena Moté, Gabriela Szpilman e Rafael Farias, o desenvolvimento do aplicativo começou com o objetivo de criar algo que pudesse ajudar as pessoas de alguma maneira dentro da área de educação.
Durante o processo de pesquisa sobre aplicativos de educação disponíveis na App Store brasileira, o grupo identificou que existem poucas soluções envolvendo a alfabetização e que elas utilizam métodos de ensino tradicionais e que fazem parte da maior parte das escolas do país. Eles contaram com a ajuda de diversos profissionais da área da educação, como professoras, psicopedagogas e psicólogas durante o desenvolvimento do aplicativo para a pesquisa e utilização dos fonemas.
A tecnologia já mudou a forma como nos comunicamos e até mesmo como compramos, que tal mudar também a forma como aprendemos?
O Alfabrincando se destaca pelo seu estilo de arte, criado com a ajuda do iPad Pro e a Apple Pencil, que traz desenhos de animais que fazem parte dos modos de jogo e as dificuldades diferentes apresentadas ao longo da jornada do jogador. O app demonstra como a tecnologia pode e deve estar presente também dentro da sala de aula e durante o aprendizado.
Um jogo educacional para crianças em fase de alfabetização que ensina de forma interativa e lúdica.
Ao abrir o aplicativo, na tela inicial, o jogador pode verificar seu progresso e retornar para alguma das fases jogadas anteriormente ou visualizar os animais que foram desbloqueados ao longo do tempo. A cada nível, o jogo se torna mais difícil de acordo com o tamanho da palavra e a complexidade dos fonemas.
Modos de jogo
No primeiro modo de jogo, o jogador precisa escrever o nome do animal apresentado a partir da quantidade de letras e do seu desenho. Quando uma das letras é escolhida o som dela é reproduzido. Se os campos forem completados corretamente o nome do animal é reproduzido.
No segundo, o nível de dificuldade é médio e o jogador precisa correlacionar a primeira letra do nome dos animais apresentados, sendo que o número de animais aumenta a cada nova fase. Assim como no primeiro modo, quando uma das letras é escolhida o fonema dela é reproduzido.
Já no terceiro modo, o jogador será desafiado com um jogo de forca. Nesse modo, é necessário que o nome dos animais seja preenchido sem que as tentativas acabem. A dificuldade dos nomes dos animais aumenta a cada nível, e o número de tentativas é reduzido.
Disponibilidade
O Alfabrincando está disponível gratuitamente na App Store. O jogo requer um iPhone ou iPad com o iOS 12.4 ou mais recente.