Rumores

O que esperar da WWDC 2020: iOS 14, watchOS 7 e mais

Depois de muitos rumores, a época mais esperada do ano por desenvolvedores e outros usuários da Apple finalmente chegou. A WWDC 2020 começa na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, e promete trazer novidades para todas as plataformas da empresa. Nós reunimos aqui todas as novidades que devem ser apresentadas pela Apple na semana que vem.

A WWDC, também conhecia como Conferência Mundial dos Desenvolvedores, é um evento anual realizado pela Apple que reúne desenvolvedores de aplicativo de todo o mundo. Na conferência, a Apple apresenta uma prévia das novas versões do iOS, macOS, watchOS e tvOS, de forma que os aplicativos possam ser adaptados para quando essas atualizações estiverem disponíveis ao público meses depois.

Neste ano, por conta da pandemia de COVID-19, todo o evento será realizado exclusivamente online, desde a apresentação especial de abertura na segunda até as demais sessões voltadas apenas para desenvolvedores. Embora a Apple já tenha apresentado novos produtos em algumas edições da WWDC, o evento costuma ser focado apenas nos sistemas operacionais e aplicativos da companhia.

Mas, afinal, quais são as novidades esperadas para este ano?

iOS 14

A principal delas, como sempre, é a nova versão do iOS e do iPadOS — o sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad. Com base em informações que vazaram, o iOS 14 será focado principalmente em melhorar o desempenho e a estabilidade do sistema. Como muitos usuários reclamaram de problemas com o iOS 13, a Apple teria adiado algumas funções novas para deixar o sistema mais estável.

Mesmo assim, o iOS 14 contará com novas opções interessantes. Uma delas é a possibilidade de ver todos os aplicativos instalados em forma de lista, assim como já é possível no Apple Watch. Dessa forma, o usuário poderia encontrar um app específico rapidamente ao organizá-los em ordem alfabética ou até mesmo por sugestões da Siri. A Apple também estava trabalhando em widgets para a tela inicial, mas este recurso provavelmente foi adiado por contratempos devido à pandemia.

Haverá mais opções de customização para definir um plano de fundo nos dispositivos. Os papéis de parede serão organizados por categoria e será possível definir fundos em degradê gerados a partir de uma imagem específica. Também será possível adicionar uma imagem de fundo no CarPlay pela primeira vez.

Os recursos de acessibilidade serão aprimorados, principalmente para usuários com deficiência auditiva. Com o iOS 14, o iPhone será capaz de detectar sons como o de alarmes de incêndio, sirenes, campainhas e mais para alertar o usuário por meio de feedbacks táteis e alertas na tela.

A Apple também está trabalhando para tornar a realidade aumentada mais imersiva com o iOS 14. Durante os últimos meses, a empresa testou um sistema em parceria com a Starbucks para que as pessoas possam apontar a câmera do iPhone dentro das lojas para checar as informações dos produtos. O mesmo recurso também foi testado nas próprias lojas físicas da Apple e deve ser disponibilizado para desenvolvedores interessados.

No HomeKit, que permite a utilização de acessórios de “casa conectada” com o iOS, a atualização deste ano oferecerá uma opção para ajustar a temperatura das lâmpadas automaticamente ao anoitecer — similar ao que o recurso Night Shift faz na tela do iPhone e iPad. As câmeras de vigilância ligadas ao HomeKit serão capazes de identificar rostos de pessoas específicas como membros da família para enviar notificações personalizadas aos moradores da casa.

Outra novidade será o CarKey, um novo sistema da Apple que transforma o iPhone e o Apple Watch em chave do carro. Por meio da tecnologia NFC, o usuário poderá aproximar o dispositivo ao veículo para destravá-lo e até mesmo dar a partida. Testes com o CarKey foram realizados internamente desde o início deste ano em parceria com a BMW, mas outras montadoras também devem aderir ao recurso.

O aplicativo Mapas da Apple será atualizado para incluir mais informações de estabelecimentos, como por exemplo lugares que oferecem assentos para casais, desconto para crianças e salas de cinema com tecnologia IMAX. Será possível também consultar informações de disponibilidade de reparos em lojas da Apple e assistências técnicas autorizadas diretamente no aplicativo Mapas.

O gerenciador de senhas do iCloud (chamado de iCloud Keychain) receberá integração com sistemas de autenticação de dois fatores, de forma que o usuário não precise mais receber códigos via SMS ou email para fazer login em sites e aplicativos. Um novo recurso chamado internamente de “Clips” permitirá que os usuários testem partes específicas de um aplicativo antes de instalá-los no dispositivo.

A Apple também está trabalhando em um tradutor embutido no iOS 14, que seria utilizado principalmente no Safari para traduzir automaticamente sites em outros idiomas. A Apple Pencil receberá mais interações no iPad e os teclados externos poderão ser configurados com atalhos customizados.

O aplicativo “Buscar” foi redesenhado no ano passado com o iOS 13 e ainda deve receber mais novidades neste ano. Além de prepará-lo para as supostas AirTags, será possível procurar por dispositivos perdidos usando a realidade aumentada. Uma nova opção permitirá que sejam definidos alertas para quando um membro da família não chegue em determinado local no horário especificado, o que deve ser útil para monitorar crianças.

A empresa também deve anunciar grandes novidades para o aplicativo Podcasts, que ficará mais parecido com o Apple Music. Os usuários vão contar com sugestões de novos podcasts com base naqueles que foram reproduzidos anteriormente e haverá um perfil para que seja possível seguir outros usuários e visualizar o que cada um deles ouviu recentemente. A Apple também está trabalhando na produção de podcasts originais e exclusivos da plataforma.

watchOS 7

O watchOS é o sistema operacional do Apple Watch e, assim como o iOS, recebe anualmente uma grande atualização com novos recursos. Para 2020, a Apple está preparando novos recursos de saúde e também outras melhorias para o Apple Watch com o watchOS 7.

Rumores indicam que o sistema contará com pelo menos três novos temas de relógio, incluindo um de estilo infográfico avançado e outro com as bandeiras de vários países. Os usuários vão poder compartilhar seus temas personalizados com outras pessoas pela primeira vez.

Outro destaque do watchOS 7 será um modo específico para crianças. Os pais poderão gerenciar o Apple Watch dos filhos por meio de seus próprios iPhones, de forma que a criança não precise ter um iPhone para ganhar um Apple Watch. Além disso, estarão disponíveis mais opções de monitoramento, incluindo um controle para que determinadas funções não sejam acessíveis enquanto a criança está na escola, por exemplo.

A Apple também está trabalhando em um recurso para que os usuários possam monitorar o sono com o Apple Watch, algo que já é bastante aguardado pelos consumidores. Ao dormir com o Apple Watch no pulso, o relógio será capaz de identificar a qualidade do sono da pessoa para então enviar sugestões de como o usuário pode dormir melhor. A empresa também testou a possibilidade de detectar os níveis de oxigênio no sangue com o Apple Watch.

Assim como no iOS 14, o recurso CarKey estará disponível no Apple Watch para usar o relógio como chave do carro.

tvOS 14

Pouco se sabe sobre o tvOS 14, a próxima versão do sistema operacional da Apple TV. O sistema deve receber as mesmas novidades do HomeKit no iOS 14, além de um novo “Modo Infantil” para restringir os conteúdos exibidos dentro dos aplicativos de filmes e séries.

A Apple TV deve ganhar um novo aplicativo de atividades físicas que será integrado ao Apple Watch. Neste aplicativo estarão disponíveis diversos vídeos para guiar os usuários na prática de exercícios. Também serão feitas melhorias na tecnologia AirPlay 2, de forma que seja possível definir um alto-falante sem fio para sempre ser conectado automaticamente na Apple TV.

macOS 10.16

Os detalhes sobre a próxima versão do sistema operacional do Mac também são em boa parte desconhecidos, mas algumas informações acabaram vazando recentemente. Tudo indica que a Apple unificará ainda mais o iOS com o macOS, sendo que o aplicativo Mensagens deve ser substituído pela mesma versão que existe no iPad por meio da tecnologia Catalyst.

Os desenvolvedores também vão ter ainda mais ferramentas para portar os aplicativos do iOS para o macOS. Algumas novidades do iOS 14 como as mudanças no aplicativo Podcasts e Mapas também devem estar disponíveis no macOS 10.16.

Chip ARM no Mac

A Apple estaria se preparando para anunciar a transição de processadores Intel para chips ARM no Mac durante a WWDC 2020. Os chips ARM, no caso, são os mesmos que a Apple utiliza em aparelhos como o iPhone e iPad — como o A13 Bionic, do iPhone 11 e iPhone 11 Pro.

Ao contrário dos processadores da Intel, os chips ARM utilizados nos dispositivos iOS são projetados pela própria Apple. Dessa forma, a empresa possui mais controle em como otimizar a tanto a performance do componente quanto do sistema operacional para extrair melhores resultados.

O anúncio, porém, deve ser apenas uma prévia do futuro do macOS para que os desenvolvedores se preparem para a mudança. Ainda não será dessa vez que a Apple lançará, de fato, um novo Mac com o processador ARM.

Novo iMac redesenhado

Surgiram novos indícios nas últimas semanas de que a Apple irá atualizar o iMac na WWDC 2020. A nova geração do iMac será redesenhada com visual similar ao do recém-lançado Pro Display XDR. Os rumores também sugerem que o novo iMac contará com gráficos AMD Navi, chip de segurança T2 e SSD em todos os modelos.

Para corroborar os rumores, os modelos do iMac com tela de 27 polegadas estão em falta nas lojas da Apple ao redor do mundo.

Evento de abertura

A apresentação de abertura da WWDC 2020 acontecerá nesta segunda-feira, dia 22 de junho, a partir das 14 horas (horário de Brasília). A Apple transmitirá o evento ao vivo para o público no site Eventos da Apple, aplicativo Apple TV, aplicativo Apple Developer e também no YouTube.


Com informações de 9to5Mac e Bloomberg.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.