MacNotícias

ANAC recomenda proibição de modelo específico do MacBook Pro em voos nacionais

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta semana um comunicado voltado tanto para companhias aéreas quanto para usuários de um modelo específico do MacBook Pro. Nele, o órgão público recomenda a proibição da entrada do MacBook Pro com tela de 15 polegadas lançado em meados de 2015 em todos os voos nacionais.

A medida é para evitar que esse modelo pegue fogo dentro das aeronaves, já que a própria Apple lançou um programa de substituição para o computador após reconhecer que há um problema de fábrica na bateria interna da máquina. Como esse modelo ficou nas lojas por um bom tempo, unidades fabricadas entre entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017 podem ter sido afetadas.

A ANAC pede que os usuários não entrem com o MacBook Pro 15″ de 2015 em aeronaves e também orienta que as companhias aéreas estejam atentas para orientar seus clientes sobre a restrição. Caso um desses notebook seja identificado dentro de um voo, a empresa deve solicitar que a máquina fique desligada e fora da energia durante toda a viagem. Atitudes similares foram tomadas ao redor do mundo por conta da mesma situação.

“Recomenda-se que os equipamentos defeituosos não sejam despachados no porão da aeronave e nem transportados a bordo da aeronave, dados os riscos que representam para as operações aéreas. Os passageiros que embarcarem inadvertidamente com o dispositivo que apresentam a falha serão orientados pelos profissionais das companhias aéreas a manterem o aparelho desligado e a não recarregarem durante o voo. A recomendação é válida até que a fabricante realize a substituição dos modelos defeituosos.”

Para embarcar com o MacBook, as companhias aéreas podem solicitar algum tipo de comprovação para confirmar que o modelo em questão não está entre os afetados ou que já teve a bateria substituída pela Apple, se for o caso.

O caso repercutiu após um usuário relatar no Twitter que seu MacBook Pro começou a pegar fogo por conta própria. A empresa solicitou o envio do computador para análise e concluiu que se tratava de um erro de engenharia. Para saber se o seu Mac precisa ter a bateria substituída, basta inserir o número de série do notebook nesta página.

O reparo, é claro, não tem custo e pode ser feito por meio da própria Apple ou de uma assistência técnica autorizada (AASP).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.