Rumores

Site revela informações sobre nova etiqueta rastreável da Apple

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O próximo evento especial da Apple já tem data marcada e é praticamente certo que a empresa apresentará novidades para o iPhone e também para o Apple Watch. O MacRumors revelou, porém, que essas podem não ser os únicos anúncios planejados para o dia 10. Uma versão interna do iOS 13 obtida pelo site revela detalhes sobre uma suposta nova etiqueta rastreável da Apple que já havia sido cogitada anteriormente pelo 9to5Mac.

A imagem encontrada dentro do sistema operacional do iPhone e iPad mostra como possivelmente será essa “tag“. Tudo indica que o acessório será extremamente pequeno e simples, sendo circular e todo branco com o símbolo da Apple ao centro. Internamente chamada de “B389“, a etiqueta pode ser emparelhada com os dispositivos via Bluetooth em um processo similar ao dos AirPods.

Com ela ativada, basta colocá-la em qualquer objeto — como uma mochila, chave ou até mesmo um carro — para então rastreá-la por meio do novo aplicativo Buscar do iOS 13 e macOS Catalina. O sistema divulgará o produto da seguinte forma: “coloque a etiqueta em suas coisas do dia a dia e nunca mais as perca“. Haverá um novo menu “Itens” no app Buscar para que o usuário possa gerenciar todas as suas “tags” da Apple.

O usuário será notificado imediatamente em seus dispositivos quando se afastar de um item que esteja com a etiqueta da Apple. Também será possível emitir um alerta sonoro na tag para facilitar a busca pelo item, assim como já é possível com o iPhone e AirPods. Uma opção de “Locais Seguros” estará disponível para que o sistema não envie alertas quando a “tag” estiver lá, como por exemplo para não ser avisado que esqueceu sua bicicleta na própria casa.

O mais interessante é que essa etiqueta também será compatível com o novo recurso “Buscar Offline” do iOS 13 e macOS Catalina, que utiliza os iPhones, iPads e Macs de todos os usuários ao redor do mundo para encontrar outros aparelhos que foram marcados como perdidos no sistema do iCloud mesmo quando estão sem conexão com a internet.

Haverá ainda interação com realidade aumentada, de forma que o usuário encontre os itens perdidos com a ajuda da câmera do celular com instruções para onde deve caminhar até achá-los. “Caminhe por mais alguns metros e mova seu iPhone para cima e para baixo até visualizar um balão na tela.” diz uma mensagem do sistema. O balão colorido aparecerá na tela exatamente na posição do objeto com a etiqueta.

Apesar de todas essas informações, não há qualquer previsão para o lançamento oficial desse acessório, mas há uma certa chance da Apple comentar o assunto no evento do dia 10.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.