Notícias

Em breve será possível rastrear iPhone, iPad e Mac sem internet

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O recurso “Buscar” da Apple permite que dispositivos como o iPhone, iPad e Mac sejam rastreados e bloqueados remotamente em caso de perda ou roubo. O problema é que, sem conexão com a internet, os aparelhos não conseguem enviar a localização para os servidores da Apple e isso dificulta a busca em alguns casos.

Isso vai mudar em breve com o iOS 13 e o macOS Catalina, que vão oferecer uma solução para encontrar dispositivos mesmo quando estiverem offline.

Tanto o iOS 13 quanto o macOS Catalina contam com o novo aplicativo Buscar, que reúne as opções de rastreio dos dispositivos vinculados ao ID Apple e também a função de Buscar Amigos em um único lugar. E é com o novo app Buscar que será possível encontrar os aparelhos mesmo sem conexão com a internet. Por isso, é claro, a novidade depende das versões mais recentes dos sistemas operacionais.

Em resumo, o novo sistema de rastreamento utiliza uma rede única entre todos os dispositivos da Apple para exibir a localização de um aparelho perdido. Para isso ser possível sem prejudicar a privacidade dos usuários, a empresa explicou que obrigatoriamente é preciso ter mais de um dispositivo ativado no ID Apple com o novo app Buscar.

Isso significa que, ao menos neste momento, quem tem apenas um iPhone não conseguirá rastrear seu dispositivo sem internet, por exemplo. Cada iPhone, iPad, Mac e iPod touch com o iOS 13, iPadOS e macOS Catalina receberá um código único de identificação que será constantemente compartilhado via Bluetooth para os aparelhos que estiverem por perto. Junto com ele há uma outra chave que dá acesso para a localização do aparelho.

Essa chave será armazenada apenas nos próprios dispositivos do usuário para evitar que outras pessoas consigam essa localização sem autorização.

Ao perder um de seus dispositivos, o usuário deve abrir o aplicativo Buscar em outro que já tenha o ID Apple configurado e com as chaves armazenadas. Assim que ativar o Modo Perdido, os servidores da Apple vão enviar silenciosamente o código único de identificação do dispositivo para todos os iPhones, iPads, iPods e Macs de outras pessoas que tenham o novo app Buscar ativado e que estejam conectados na internet.

Por meio da conexão Bluetooth, cada aparelho da Apple espalhado pelo mundo irá buscar pelo dispositivo perdido. Ao encontrá-lo por meio do código único de identificação, esse dispositivo com internet irá emitir um alerta para a Apple e compartilhará a sua localização com criptografia. Os demais dispositivos do usuário que perdeu o aparelho vão receber essa informação e assim podem desbloqueá-la com a chave de acesso.

Com isso, a possível localização do iPhone, iPad, iPod ou Mac aparecerá para o usuário no novo aplicativo Buscar mesmo que o aparelho esteja sem conexão Wi-Fi ou rede de dados. Isso, é claro, exige que o Bluetooth esteja sempre ligado.

Com mais de 1 bilhão de dispositivos com iOS ativos, a Apple espera que a novidade ajude mais pessoas a encontrarem seus aparelhos perdidos ou roubados. Em nota relacionada, modelos mais novos de Mac podem ser bloqueados no iCloud com o macOS Catalina.

As atualizações serão liberadas para todos os usuários em setembro de 2019.

Com informações de WIRED.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.