Sim, a Apple acabou de lançar o iPhone 6s e o iPhone 6s Plus — que ainda nem mesmo chegaram em todos os países — porém, já começaram as primeiras discussões sobre o que a empresa supostamente estaria planejando para a próxima geração. Depois de rumores sobre ser muito mais fino e a prova d’água, o analista Ming-Chi Kuo, da KGI, fez suas apostas para 2016. Ele diz que a Apple deve lançar novamente um iPhone com tela de 4 polegadas e que o iPhone 7 terá 3GB de RAM.
Kuo aposta, desde o início deste ano, que a Apple lançará um iPhone com tela de 4″ em 2016 — modelo que seria visualmente bem similar ao iPhone 5s — com o processador A9 do iPhone 6s e até mesmo utilizando um corpo de alumínio, ao contrário do iPhone 5c que é de plástico. Apesar do processador A9, o analista acredita que a Apple não utilizará a tela 3D Touch neste novo modelo. Mesmo assim, a Apple deve vender cerca de 20 a 30 milhões de unidades deste iPhone até o final de 2016, considerando o sucesso do iPhone 5s principalmente em mercados emergentes — como o Brasil.
Já para o iPhone 7, modelo top de linha da Apple para 2016, Kuo começa dizendo que a Apple irá manter mais uma vez os dois tamanhos de 4.7″ e 5.5″ polegadas, porém agora com um processador A10. Apesar do mesmo chip, o analista acredita que o iPhone 7 Plus, especificamente, terá 3GB de memória RAM, enquanto o modelo menor manterá os 2GB do iPhone 6s. Isso deve acontecer por conta de funções específicas que a Apple estaria planejando para o próximo modelo Plus, que requerem mais desempenho. Vale lembrar que a Apple já faz algo similar com os iPads, como por exemplo no iPad mini 4 com chip A8 e iPad Air 2 com chip A8X mais poderoso.
O desenvolvimento do iPhone 7 ainda está em fase inicial, portanto, ainda estão definindo quais serão os fornecedores de peças. Mas, Kuo já adianta: a TSMC deve ser a única fornecedora dos processadores do iPhone 7 — ao contrário do iPhone 6s que conta com processadores tanto da Samsung e TSMC. Também não há nenhuma previsão específica para quando será lançado, mas isso provavelmente deve ocorrer em setembro de 2016.