Analista sugere que o iPad Pro de 2018 contará com câmera TrueDepth e Face ID

O ano ainda não acabou e o iPhone X nem chegou às lojas, porém as especulações sobre o que a Apple deve apresentar em 2018 já começaram. Desta vez, o famoso analista de segurança da KGI, Ming-Chi Kuo, comentou que a empresa americana já está considerando adotar a câmera TrueDepth e o Face ID na próxima geração do iPad Pro.

“Nós prevemos que em 2018 os dispositivos iOS com a câmera TrueDepth serão o iPhone X e os novos modelos do iPad. Por conta disso, acreditamos que mais desenvolvedores vão ficar atentos aos recursos de reconhecimento facial. Esperamos que, com a Apple promovendo estes aplicativos com reconhecimento facial, o Android [fabricantes e desenvolvedores] também se dedique mais aos recursos do tipo.” disse Ming-Chi Kuo.

Se você está perdido e não sabe ainda o que é “TrueDepth”saiba que este é o nome da nova tecnologia utilizada pela Apple na câmera frontal do iPhone X, que permite fazer o escaneamento de rostos em 3D. São duas lentes, sendo uma delas com infravermelho, e um conjunto de sensores que projetam mais 30 mil pontos invisíveis na face do usuário que fazem com que a câmera TrueDepth provavelmente seja a mais avançada na área.

O reconhecimento facial avançado permitiu a criação de funções como o Face ID, que desbloqueia o iPhone identificando o rosto e o olhar do usuário, o Modo Retrato para selfies e também os Animojis, que são Emojis que se mexem conforme os movimentos feitos pela pessoa que utiliza o celular. Com a câmera TrueDepth no iPad, todos esses recursos também devem ser adicionados ao tablet.

É claro que, por ser uma tecnologia nova e ainda com um custo de produção alto, somente os modelos mais caros do iPad — isto é, da linha Pro — devem receber a novidade em 2018. Os demais iPads devem continuar com o Touch ID por mais alguns anos. Aliás, isso resulta em algumas questões que nem o próprio analista de segurança soube responder no momento: o Touch ID também vai desaparecer do iPad Pro ou vai trabalhar em conjunto com o Face ID? E o botão Início, como fica?

Além disso, Kuo também acredita que todos os iPhones de 2018 vão contar com a câmera TrueDepth e Face ID.

Vale lembrar que, no caso do iPhone X, o aparelho teve o botão Início removido por conta de sua tela quase sem bordas, o que implicou também na remoção do Touch ID. Como ainda não há qualquer rumor sobre uma mudança radical no design do iPad, o produto ainda teria espaço de sobra para suportar o Face ID e o Touch ID juntos. E se o Touch ID for removido, o iPad volta a ter um simples botão de Início? Ou a Apple vai forçar o uso dos gestos como no iPhone X?

As respostas provavelmente só serão reveladas em meados de 2018, mas certamente ainda teremos várias pistas durante esse tempo sobre o que deve acontecer.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes