O iOS 13 será disponibilizado para todos os usuários de iPhone nesta quinta-feira (19) e traz várias mudanças na interface do sistema, que alteram a forma de realizar algumas tarefas como deletar e mover aplicativos na tela de início.
Com a descontinuação do 3D Touch no iPhone 11 e iPhone 11 Pro, tecnologia responsável pelo reconhecimento da pressão do toque na tela para executar ações diferentes, foi preciso adaptar todo o sistema para que os usuários tenham uma experiência unificada sem perderem as funções antigas.
Com a atualização, mesmo os dispositivos antigos que contam com 3D Touch podem acessar os atalhos por meio de toques longos, que funcionam em conjunto com o sistema de feedback tátil. As Ações Rápidas por exemplo, que apresentam atalhos nos ícones de cada aplicativo na tela inicial do aparelho, antes só existiam em iPhones com 3D Touch. No iOS 13, qualquer iPhone, iPod touch e iPad pode acessá-las com um toque mais longo.
Como esse comando era utilizado antes para reorganizar os apps na tela de início, a Apple fez algumas mudanças no comportamento do sistema. Para reorganizar ou apagar os aplicativos do dispositivo, basta tocar em um ícone por alguns segundos até o menu de Ações Rápidas aparecer na tela. Depois, toque em “Reorganizar Apps“, e os ícones vão tremer como antigamente. Com isso, é só movê-los ou apagá-los.
Também é possível reorganizar a tela inicial se o usuário continuar tocando no ícone mesmo após a abertura do menu de atalhos ou ao tocar e arrastar em seguida, mas isso acaba sendo mais demorado do que o novo método. As mudanças são válidas tanto para o iOS 13 quanto para o iPadOS 13 — este que estará disponível apenas a partir do dia 30 de setembro.
Veja essa e outras dicas para iOS em nossa categoria especial e também no aplicativo do iHelp BR.