AppsDestaquesGeralNotícias

App Store do iOS comemora seus 10 anos de existência

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

“Tem um aplicativo para isso”. Essa é a frase que marcou vários usuários ao redor do mundo quando a App Store foi apresentada no iPhone 3G em 2008. Em breve, no dia 10 de julho, a loja de aplicativos do iOS irá completar seus primeiros 10 anos de existência, e a data já está sendo comemorada pela própria Apple.

Ícones de aplicativos da App Store em 2008. Imagem: Digital Trends

Pode parecer estranho imaginar isso hoje, mas o primeiro iPhone, lançado em 2007, não tinha App Store. O usuário ficava preso aos pouquíssimos aplicativos da própria Apple que eram pré-instalados no sistema (como o YouTube e Google Maps). Com as primeiras ferramentas que desbloqueavam o iPhone para instalar apps de terceiros, surgiu a necessidade de criar a App Store.

A loja virtual foi ao ar com 500 aplicativos disponíveis para iPhone e iPod touch, já que na época o iPad sequer existia. Hoje já são mais de 2 milhões de apps na App Store, que juntos são responsáveis por uma fatia considerável dos lucros obtidos pela Apple em cada trimestre. A ideia de reunir vários aplicativos em um único lugar pode soar como algo simples, porém mudou a forma das pessoas interagirem com todos os dispositivos.

Assim era a App Store do iPhone quando foi inaugurada. Imagem: Apple

Rapidamente, vários desenvolvedores começaram a lançar seus aplicativos para o iPhone. Talvez muitos não saibam, mas vários dos aplicativos que hoje estão inseridos no cotidiano das pessoas surgiram no iPhone, como é o caso do Instagram. Com a App Store, tornou-se possível personalizar o celular e adaptá-lo às necessidades de cada usuário. Assim surgiu a frase da campanha “There’s an app for that“.

“Em sua primeira década, a App Store superou todas as expectativas — desde os aplicativos inovadores que os desenvolvedores construíram até a forma que os consumidores tornaram esses apps parte de suas vidas — e isso é só o começo. Nós não poderíamos estar mais orgulhosos do que os desenvolvedores criaram e do que virá nos próximos 10 anos.” — Phill Schiller, vice-presidente de marketing da Apple

No ano passado, a App Store do iOS foi completamente reformulada. Muito além de um novo visual, a loja destaca ainda mais seus aplicativos com histórias de bastidores, imagens, vídeos e até mesmo curadoria personalizada com sugestões para cada usuário.

Neste ano, toda a atenção está voltada para a App Store do Mac — que também vai ganhar um novo visual com o macOS Mojave, ainda em testes. Além disso, a loja dos computadores da Apple se prepara para receber em 2019 os primeiros aplicativos multiplataforma do iOS e macOS, resultado do sucesso que começou ainda em 2008.

Nestes 10 anos, a App Store merece o nosso “parabéns”, assim como cada desenvolvedor que contribui com ela e seus usuários, trazendo a cada dia ideias inovadoras que transformam o mundo. Afinal, você já se imaginou em um mundo sem aplicativos? Isso já rendeu até uma brincadeira da própria Apple na WWDC 2017.

Para saber mais sobre a história da App Store, confira este artigo especial da Apple (em inglês).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.