iPad

Apple anuncia nova geração do iPad Pro com chip M2

Apple anuncia nova geração do iPad Pro com chip M2

Além da uma nova Apple TV 4K e do iPad de 10ª geração, a Apple também anunciou nesta terça-feira (18) uma nova geração do iPad Pro. A nova versão do tablet profissional da Apple agora conta com o chip M2 e também é capaz de gravar vídeos em ProRes, além de trazer outras novidades.

Apple anuncia nova geração do iPad Pro com chip M2.

O que há de novo no iPad Pro de 2022?

Por fora, o iPad Pro de 2022 é bastante parecido com o modelo apresentado no ano anterior. A empresa manteve os tamanhos de 11 e 12.9 polegadas, sendo que o modelo maior continua sendo o único a ter um painel Mini-LED (a versão menor continua tendo uma tela LCD). Isso também significa que o novo iPad Pro é compatível com todos os acessórios já existentes para os modelos da geração anterior.

A grande novidade dessa geração fica por conta do chip M2, que foi apresentado em meados desse ano com o MacBook Air redesenhado. O chip M2 da Apple chega a ser 35% mais potente do que o M1 e se destaca principalmente por conta das melhorias gráficas. Isso torna o novo iPad Pro ideal para usuários que trabalham com edição de vídeo e renderização de arquivos 3D.

A Apple destaca também que o chip M2 oferece até 100GB por segundo de banda de memória unificada, além de contar com 8GB e 16GB de memória RAM a depender do modelo de iPad. Isso garante que o iPad Pro execute vários aplicativos ao mesmo tempo sem qualquer problemas, especialmente com o iPadOS 16 e o novo recurso Stage Manager.

Para os usuários que trabalham com o Apple Pencil, o novo iPad Pro agora é capaz de detectar a ponta do acessório quando ela está próxima da tela. Dessa forma, é possível ter maior precisão ao desenhar e escrever com o lápis digital. O sistema também oferece algumas interações que podem ser acionadas ao aproximar o Apple Pencil da tela do iPad.

Apple anuncia nova geração do iPad Pro com chip M2.

Outros destaques do novo iPad Pro com chip M2 ficam por conta do suporte ao Wi-Fi 6E, que suporta velocidades de transferência de até 2.4Gb por segundo. A empresa também adicionou mais bandas 5G nos modelos com conectividade celular.

Preços e disponibilidade

Ainda não há previsão de lançamento dos novos iPad Pro no Brasil. No entanto, a Apple já revelou os preços por aqui. A versão de entrada com tela de 11 polegadas, 128GB de armazenamento e Wi-Fi custará R$9.799. Já os modelos com tela de 12.9 polegadas começam em R$13.299. O aparelho está disponível nas cores cinza-espacial e prateado, e pode ser configurado com até 2TB de armazenamento.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.