DestaquesGeraliPadMac

Apple anuncia novas plataformas digitais para alunos e professores

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Além de uma nova geração do iPad, a Apple também apresentou hoje em seu evento educacional novas plataformas e ferramentas para serem utilizadas por alunos e professores em seus dispositivos.

Projeto Escolar

Uma das novas ferramentas é o Projeto Escolar, que é uma espécie de “portal do aluno” criado pela própria Apple. Por lá, os professores podem compartilhar rapidamente vários conteúdos com seus alunos, incluindo sites, arquivos em PDF, apresentações, lembretes e muito mais. Será possível enviar e conferir tarefas para os estudantes, acompanhando o progresso de cada um deles pelo aplicativo.

Para os alunos, tudo também deve funcionar de forma simples e prática. De acordo com a Apple, as tarefas aparecem no iPad automaticamente e são organizadas por turma, data de entrega e prioridade. Os professores recebem ainda um diagnóstico da turma para que possam dar mais atenção aos alunos que não estão conseguindo acompanhar as atividades.

Algo muito interessante que foi destacado pela empresa durante a apresentação é a nova API “ClassKit”, que poderá ser utilizada por desenvolvedores para a integração dos aplicativos com as ferramentas educacionais. Os professores vão poder utilizar os aplicativos que forem atualizados com o recurso para passar tarefas específicas aos alunos, sendo possível acompanhar depois o progresso de cada um deles detalhadamente.

Se o aluno recebeu a tarefa de redigir um texto no Pages, por exemplo, o professor terá acesso ao documento mesmo à distância, para que assim possa colaborar nos trabalhos com feedbacks. A Apple reforça que todos os dados são compartilhados diretamente entre os professores e os alunos de forma criptografada, e que nada disso será acessado ou utilizado pela própria empresa.

Sala de Aula

O aplicativo “Sala de Aula” não é novidade, mas a Apple fez questão de adicionar ainda mais recursos para a ferramenta de gerenciamento de iPads dos alunos em sala de aula. Com esse aplicativo, os professores podem acompanhar em tempo real o que cada aluno está fazendo durante a aula, com informações sobre quais aplicativos eles estão utilizando, os sites que visitam e até mesmo a imagem em tempo real da tela de cada aparelho.

Com o aplicativo Sala de Aula, também é possível compartilhar um site, livro ou até mesmo um aplicativo com toda a turma. Assim que o professor compartilha um conteúdo, ele já aparece automaticamente na tela dos dispositivos de cada um. Em determinados momentos, como em uma aplicação de prova, o professor poderá bloquear o sistema para rodar apenas em um único aplicativo, além de desativar certos recursos como os sons e notificações.

Para a surpresa de algumas pessoas, as ferramentas de “Sala de Aula” também estarão disponíveis para o Mac em breve. Dessa forma, não apenas quem possui um iPad poderá participar da interação, mas também aqueles que utilizam os computadores da Apple no dia a dia. A Apple reforça que, no caso de dispositivos compartilhados (geralmente aqueles que são cedidos pela instituição de ensino), cada aluno terá sua conta de usuário no Mac ou iPad com seus próprios documentos, atividades, progressos e afins. Tudo protegido por uma senha individual.

Como essas informações ficam salvas no iCloud, o professor nem mesmo precisa se preocupar em entregar sempre o mesmo aparelho para um determinado aluno. Basta acessar a conta para tudo voltar como estava no término da aula anterior. Novamente, a Apple se compromete em não acessar ou divulgar qualquer informação particular dos alunos e professores que utilizam a ferramenta. A empresa garante que todos os dados são criptografados e protegidos.

iCloud grátis para alunos e professores

Para promover ainda mais o uso do aplicativo Arquivos no iOS 11, a Apple anunciou que todos os alunos e professores que possuem um ID Apple gerenciado pelas ferramentas de Sala de Aula vão receber sem custo algum 200GB de espaço no iCloud. Vale lembrar que, ao contrário da assinatura do Apple Music para estudantes, essa é uma promoção fechada apenas para as instituições participantes.

Ferramentas de ensino

Para os professores, especificamente, a Apple anunciou uma série de conteúdos focados em instruí-los no trabalho com os dispositivos eletrônicos. Os manuais vão ensinar a criar músicas, editar vídeos, capturar e editar imagens e até mesmo a desenhar utilizando o iPhone, iPad e o Mac com as ferramentas certas.

Com o programa Apple Teacher, os professores podem aprimorar seus conhecimentos sobre os produtos e ferramentas da Apple para que possam depois capacitar os alunos em sala de aula. Além disso, há reconhecimento e certificação da própria empresa para aqueles que concluírem os cursos presenciais e online.

O Projeto Escolar, o novo aplicativo Sala de Aula e as demais plataformas serão liberadas em breve para os interessados com uma nova versão do iOS e do macOS. Mais informações sobre as novas ferramentas educacionais da Apple estão disponíveis no site oficial da empresa.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.