DestaquesGeral

Apple anuncia resultados de seu terceiro trimestre fiscal de 2016 com receita de 42,4 bilhões de dólares

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Como já era esperado, a Apple divulgou hoje em uma conferência os resultados de seu terceiro trimestre fiscal de 2016, que foi encerrado no dia 25 de julho. A empresa obteve 42,4 bilhões de dólares em receita e 7,8 bilhões de dólares em lucro nos últimos três meses, sendo $1,24 por ação diluída — números menores em comparação com o mesmo período de 2015.

Apple_China_Store

A empresa vendeu no terceiro trimestre deste ano 40,4 milhões de iPhones, representando uma queda anual de 15%, com 24 bilhões de dólares em receita apenas com o smartphone. Apesar das vendas do iPad também terem caído no geral, a Apple lucrou mais com o tablet neste trimestre. Foram vendidas 10 milhões de unidades que geraram 4,9 bilhões de dólares em receita. O Mac teve 4,3 milhões de unidades vendidas nos últimos três meses, acumulando 5,2 bilhões de dólares em receita. A venda dos demais produtos como acessórios, iPod e o Apple Watch caíram 16%, com 2,2 bilhões de dólares em receita.

Apesar disso, há um setor da Apple que segue em constante crescimento. Os serviços, que incluem a App Store e o Apple Music, renderam mais de 6 bilhões de dólares para a Apple no último trimestre, um crescimento de 19%. De acordo com o presidente da Apple Tim Cook, os resultados foram melhores do que o esperado.

“Nós estamos contentes em anunciarmos os resultados do terceiro trimestre fiscal [de 2016] que refletem a forte demanda dos clientes e o desempenho dos negócios que nós antecipamos no início do trimestre. O lançamento do iPhone SE foi um sucesso e estamos empolgados com a resposta dos consumidores e desenvolvedores aos programas e serviços que anunciamos na WWDC em junho.”

O diretor financeiro da Apple Luca Maestri também fez uma declaração sobre os resultados do terceiro trimestre fiscal de 2016, reforçando o crescimento da App Store e outros serviços da empresa.

“Nosso negócio com Serviços cresceu 19% em relação ao ano passado e a receita com a App Store foi o maior até hoje, já que a nossa base de usuários continua crescendo e o número de clientes que fazem compras nos serviços atingiu o recorde de todos os tempos. Retornamos mais de 13 bilhões de dólares para os investidores através de recompras de ações e dividendos, e nós já completamos quase 177 bilhões dos nossos 250 bilhões de dólares do nosso programa de retorno de capital.”

Para o próximo trimestre fiscal, a Apple prevê uma receita entre 45,5 e 47,5 bilhões de dólares. Durante a conferência, Cook e Maestri falaram sobre o sucesso do iPhone SE e do iPad Pro, a migração de usuários do Android para o iOS, expansão do Apple Pay e o crescimento dos negócios em países como o Brasil, Canadá, China, Índia, Japão e Rússia.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.